Sucesso
‘Fundo de Quintal’ atrai público nos EUA

Depois de 10 dias de apresentações nos Estados Unidos, a turnê do tradicional grupo de samba Fundo de Quintal terminou no último domingo (23), em Los Angeles. Referência histórica da música brasileira, o grupo, formado na década de 70, atraiu público por onde passou. As apresentações de Sereno, Ademir Batera, Márcio Alexandre, Junior Itaguay e Tiago Testa, num total de dez shows, começaram em Nova York, prosseguindo em Boston, Miami, Washington e Houston.
“Começamos lá em Nova York, o público foi simplesmente maravilhoso, e a gente realmente não esperava que fosse desse jeito. Foi muito emocionante. Em Washington, a galera não queria deixar a gente sair do palco. Foi muito bacana. Turnê maravilhosa, e o pessoal pedindo para o Fundo de Quintal voltar”, disse Ademir Batera.
Além da turnê, os músicos tiveram um encontro cultural na Ronald W. Reagan/Doral Senior High School, em Doral, na Flórida, onde conversaram com estudantes bilíngues participantes do projeto “Que Beleza Brasil!”. A iniciativa busca fortalecer a integração das novas gerações com a cultura brasileira. O grupo teve oportunidade de compartilhar suas histórias e mostrar a importância do samba no Brasil e no cenário internacional.
“Foi uma troca de energia muito gostosa, a gente poder falar de samba, do surgimento do grupo Fundo de Quintal para os estudantes, uma troca de energia muito boa. Primeiro, a surpresa de nós, do grupo Fundo de Quintal, ao ver que há interesse da nova geração em saber como tudo começou. Segundo, é saber que, seja em qualquer canto do planeta, tem muita gente querendo saber do grupo Fundo de Quintal. Isso para a gente é surpreendente e prazeroso”, disse Junior Itaguay.
Para Sereno, de 84 anos, um dos fundadores do Fundo de Quintal, a turnê representou um sentimento profundo. “Isso aí é simplesmente maravilhoso. O Fundo de Quintal tem esse direito de fazer uma palestra com jovens que estão começando a vida e querem galgar algo de útil e dessa nossa cultura. Foi radiante, não tem elogio maior a se fazer”, afirmou.
“Maior do universo”
Constatar o envolvimento do público nas composições que marcam a história do grupo como, Lucidez, A Amizade e O Show Tem Que Continuar, que atravessam gerações, foi um dos destaques da turnê para Tiago Testa. “Maravilhoso a gente ver o povo cantando o nosso samba, cantando nossas músicas, também tem muito brasileiro aqui nos Estados Unidos. Uma experiência nova, mais uma para o currículo, mais uma para a história, graças a Deus, e ao Fundo de Quintal”, disse Tiago Testa à Agência Brasil.
O músico contou o que representa para ele integrar esse tradicional grupo de samba. “Ser do Fundo de Quintal é como se eu jogasse na seleção brasileira. É uma experiência maravilhosa. É o maior grupo do universo. Costumo dizer que estou sonhando ainda por estar aqui, responsabilidade imensa, é uma alegria, é tudo junto. Uma ansiedade, aquele friozinho na barriga. É maravilhoso!”, afirmou. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)