Despedida
Velório do Papa chega ao fim com 250 mil visitantes

Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens diante do féretro do papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, que chegou ao fim no Vaticano ontem (25), na véspera do funeral.
O caixão do primeiro papa latino-americano foi fechado em uma cerimônia privada liderada pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. Ele cobriu seu rosto com um véu de seda branca, borrifou água benta e depositou uma bolsa com moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado.
Mais de 50 chefes de Estado eleitos e 10 monarcas em exercício confirmaram comparecimento na missa fúnebre, que será realizada na praça de São Pedro, hoje (26) a partir das 10h (5h de Brasília).
Entre os participantes confirmados estão os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Emmanuel Macron, Javier Milei e Donald Trump, que adiantou que realizará reuniões bilaterais em sua primeira viagem ao exterior desde que voltou ao poder.
Autoridades estimam que dezenas de milhares de pessoas acompanharão a cerimônia por meio dos telões colocados nas proximidades de São Pedro e, depois, o percurso do féretro.
O enterro de Francisco também acontecerá hoje, na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde Leão 13, em 1903. (AFP)