Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 2 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Whey protein: Saiba porque o suplemento é indicado para ganho de massa muscular

10 de Novembro de 2022 às 12:43
Senhor Tanquinho contato@senhortanquinho.com
whey protein
whey protein (Crédito: freepik)

Para os amantes de academia e até mesmo as pessoas que realizam atividades físicas com certa frequência o Whey Protein é um dos suplementos mais conhecidos e até mesmo um dos favoritos a serem utilizados no dia a dia.

Quando se trata de suplementos, o Whey protein é um dos queridinhos de quem treina, e realmente a sua fama é algo totalmente considerável, pois ao entrar nas academias de todo o Brasil, se tem inúmeras coqueteleiras sendo agitadas para realizar o consumo desse suplemento. 

O Whey protein ganhou essa fama e não foi atoa, pois através da sua utilização se tem todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular, ou seja, ele é um dos principais responsáveis por favorecer o ganho de força e hipertrofia. 

Além do mais, para se ter ideia, segundo alguns dados do IBGE de 2019, 30,1% dos brasileiros praticam o número recomendado de atividade física.

Portanto, essa pesquisa demonstra que cada vez mais as pessoas estão se importando com a sua suplementação e com uma análise de produtos alimentícios

Sendo assim, diante desse cenário onde os treinos e atividades físicas tem se tornado algo cada vez mais visto diante da população, o Whey Protein vem de fato ganhando uma fama considerável e tem sido visto através das diversas academias e até mesmo redes sociais. 

Por isso, hoje iremos falar justamente sobre o Whey protein, evidenciando a sua significação, quais são seus benefícios para o ganho de massa muscular, tipos de Whey disponíveis, quanto consumir e tudo que você precisa saber sobre esse suplemento. Vamos lá!

O que é o Whey Protein?

O Whey protein através da sua significação se caracteriza como uma proteína extraída do soro do leite, que são compostas por duas proteínas essenciais, a alfa-globina e a beta-globina. 

A segunda proteína citada é a que realmente se mostra mais presente neste suplemento, fazendo com que por conta dela o produto seja de fácil digestão e absorção. 

Até por ter essa característica o Whey é um suplemento queridinho para todos, pois além de ser perfeito para que a rotina de treinos possa ocorrer da melhor forma possível, ele se mostra um dos principais aliados em relação ao gosto e a facilidade para consumi-lo. 

Além do mais, como as pessoas têm se importado cada vez mais com a sua saúde e bem-estar, tem se tornado comum a busca por suplementos, por cozinheira residencial para regrar as alimentações e hábitos que realmente evidenciam uma vida mais equilibrada.

Vale ressaltar também que o Whey fornece todos os aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e é rico em BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada que são importantíssimos para a síntese de fibras musculares. 

Por isso, investir nessa suplementação é dar um passo importantíssimo para sua rotina de treinos e principalmente para uma vida repleta de hábitos saudáveis e que tendem a ser cruciais para o seu futuro. 

Benefícios do Whey Protein 

Quando se trata do Whey Protein, um dos principais motivos pela sua popularização e por esse suplemento ser um dos mais procurados, por exemplo, em um açaí atacado Curitiba e diversas redes de supermercado, é justamente pelos seus efeitos de aumento muscular. 

Além disso, ele não só funciona para construir músculos e melhorar a composição do corpo, mas o Whey protein também tem um papel fundamental para acelerar a recuperação de músculos estressados após os exercícios.   

Sendo assim, o Whey protein realmente é uma das proteínas de mais alta qualidade a ser investida, entregando benefícios únicos ao nosso corpo e saúde, sendo eles:

  • Aumenta a força e constrói o músculo;
  • Queima gordura;
  • Reduz os desejos;
  • Estabiliza os níveis de açúcar do sangue;
  • Melhora a energia;
  • Aumenta a glutationa;
  • Aumenta a imunidade.

Logo, diante desses benefícios e do quanto o Whey protein realmente agrega na vida das pessoas que os consomem, fica claro o porquê da popularização desse item, sendo utilizado dentro de academias e até mesmo dentro de fábricas de elevador de carga alimentos. 

Por isso, ao alinhar o Whey protein com uma rotina de treinos e hábitos saudáveis os resultados tendem a ser incríveis, podendo observar uma evidente melhora na qualidade de vida diante da sua rotina. 

Tipos de Whey 

Ao estar andando pelo supermercado realizando a compra, por exemplo, de um refrigerante e de um macarrão talharim para yakissoba e se deparar com algum Whey, saiba que existem três versões dos suplementos e que cada uma delas possui sua importância e funcionalidade. 

Sendo assim, para que você acerte nessa escolha e realmente opte por aquele que é o ideal para você, confira os tipos de Whey disponíveis e principalmente as suas características e diferenças. 

  1. Concentrado 

Nesse tipo de Whey, o soro do leite passa apenas por uma filtragem, e preserva os carboidratos, minerais e gorduras do leite, fazendo com que nesse tipo uma dose possa oferecer teor proteico menor. 

Além disso, é bem comum que esse tipo de Whey seja realmente um dos mais baratos e o processo de digestão e absorção da proteína seja muito mais demorado do que os outros tipos de Whey disponíveis no mercado. 

Por isso, ao optar por esse tipo de Whey saiba que essa é uma das opções que tendem a entregar menos, pois a sua composição é realizada de uma forma diferente de outros suplementos que são referência no mercado. 

  1. Isolado 

Indo na contramão do que foi citado anteriormente o Whey protein isolado é obtido através de técnicas rígidas de extração e filtragem fazendo com que ele seja praticamente uma proteína pura. 

Para se ter ideia da quantidade de proteína que esse tipo de Whey possui, ele contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras, sendo um dos suplementos que realmente se diferenciam totalmente dos demais. 

Além disso, por ter um teor mais alto de proteína em sua composição, esse tipo de Whey costuma ser mais rápido de ser absorvido, sendo realizado o processo em poucos segundos. 

  1. Hidrolisado

Esse tipo de Whey se caracteriza por ser diferente dos que foram até então citados, sendo um suplemento que passou por um processo de quebra de aminoácidos, fazendo com que se tenha uma fácil digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo. 

Por isso, ao buscar esse item e se deparar com um clima agradável dos climatizadores para supermercados, fique sabendo que esse tipo de Whey tende a ser um dos mais caros entre os três que foram citados. 

Além disso, esse tipo de Whey pode ser a opção ideal para as pessoas que tendem a apresentar problemas com gases e má digestão, tendo uma facilidade de absorção e auxiliando totalmente nesse processo.

Entretanto, esse tipo de Whey ao ser comparado com os outros em questão de treino não faz tanta diferença e esse pode ser um dos principais empecilhos para que os amantes de academia acabam não consumindo esse suplemento.

Quanto consumir?

Assim como devemos estar atentos até mesmo ao aditivo para pão francês e a quantidade de alimento consumimos, com o Whey também devemos ter o máximo de atenção a quantidade a se consumir deste item.

Por dia, o recomendado é que uma pessoa saudável e que pratica exercícios consuma em média 1,2 grama ou 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal, considerando também as outras proteínas que já são consumidas, como carnes, ovos e afins.

Sendo assim, uma pessoa que em média tem 70 kg deve consumir em torno de 84 gramas a 149 gramas de proteína por dia, realizando esse equilíbrio justamente com uma dieta e alimentação balanceada.

Muitos especialistas da área da nutrição costumam recomendar que o consumo de uma dose de Whey deve sempre estar em torno de 20 g a 25 g, sendo que o restante deve ser adquirido através da alimentação.

Por isso, antes mesmo de ir buscando um Whey protein e até mesmo com a sílica gel para alimentos, busque uma nutricionista e tenha uma direção precisa do que fazer.

Perigos de consumir o Whey protein em excesso

Uma frase bem conhecida e que também faz jus ao Whey protein é de que tudo em excesso faz mal e de fato ao consumir esse suplemento em excesso se tem graves riscos ao organismo tanto ao longo como a curto prazo.

Ao realizar a ingestão um pouco a mais do que o natural, realmente os problemas não tendem a gerar riscos, pois o próprio organismo faz o trabalho de eliminar o elemento por meio da urina.

Entretanto, a ingestão muito em excesso pode causar sobrecarga nos fígados e rins, desencadeando a longo prazo, cálculo renal e de fato sendo um dos fatores de máxima atenção ao nosso corpo e saúde.

Por isso, pessoas com insuficiência hepática ou nos rins não devem consumir o Whey sem antes ter uma orientação médica, pois ele pode acabar sobrecarregando os órgãos e colocando em risco a saúde dessas pessoas.

Sendo assim, o indicado é que o Whey seja inserido em sua dieta após consultar uma nutricionista, pois esse profissional tende a indicar o consumo desse suplemento junto a uma alimentação e hábitos que contribuam para a sua saúde e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.