Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 6 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Velório on-line imersivo: a tendência que permite homenagens mesmo a distância

Na região de Sorocaba, Ofebas oferece o serviço; modalidade tem atraído cada vez mais adeptos

15 de Fevereiro de 2025 às 21:00
Na Ofebas, o velório on-line é oferecido tanto para associados do plano quanto para atendimentos particulares
Na Ofebas, o velório on-line é oferecido tanto para associados do plano quanto para atendimentos particulares (Crédito: DIVULGAÇÃO)


Na partida de um ente querido nem sempre é possível estar presente fisicamente para prestar a última homenagem. Contudo, a distância geográfica não é mais um impedimento quando usada a tecnologia. Em 2016, no Reino Unido, a modalidade de velório on-line já vinha ganhando adeptos, conforme levantamento da revista britânica The Economist. A tendência também veio para o Brasil nos anos seguintes — potencializado durante a pandemia de Covid-19 — e hoje as funerárias de todo País têm investido na tecnologia que aproxima em um dos momentos mais difíceis da vida.

Na região de Sorocaba, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) oferece o serviço. “Em tempos de transformação digital, a tecnologia tem sido uma grande aliada em diversas áreas da nossa vida e o luto não é uma exceção”, observa a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto.

Ela acrescenta que a nova modalidade permite que amigos e familiares, independentemente do local em que se encontram, participem de alguma forma do momento de despedida, proporcionando conforto e união em tempos difíceis. Além disso, oferece privacidade e um espaço para que as pessoas possam expressar suas condolências de maneira respeitosa e personalizada.

Quem fez uso do ambiente on-line para se despedir do ente querido foi a educadora Erica Maldonado. A profissional perdeu o irmão, Marco Aurélio Maldonado, no ano passado, vítima de câncer no esôfago. Como ele era muito ligado ao Palmeiras, a cerimônia de despedida contou com a participação em massa de torcedores alviverdes, conhecidos e familiares que não puderam estar presentes.

“Ficamos muito gratos com o velório on-line da Ofebas porque meu irmão tinha amigos que estavam nos Estados Unidos. Muita gente da Mancha participou e até um pessoal do meu trabalho assistiu. Eles falaram que se sentiram parte e é isso mesmo, é estar junto mesmo à distância”, relembra.

Ao optar pelo velório on-line, o cliente da Ofebas tem acesso a um velório imersivo. Isso porque, além da transmissão pela câmera, os que estão à distância podem mandar textos personalizados, vídeos, fotos e até simular o acender de uma vela, como forma de homenagem ao ente querido. Isso tudo acontece no mesmo ambiente em que as imagens estão sendo transmitidas.

Por outro lado, a família que está presencialmente na cerimônia consegue acompanhar, em tempo real, a interação. As salas são equipadas com uma televisão e todas essas homenagens enviadas por meio do link do velório on-line ficam aparecendo na TV.

Com o término da cerimônia, a equipe da Ofebas prepara um livro de homenagens. Nele são reunidas todas as mensagens e/ou fotos recebidas durante a cerimônia e, a depender da escolha da família, o arquivo pode ser disponibilizado de maneira on-line ou impresso.

O velório on-line e imersivo é um serviço da Ofebas oferecido tanto para associados que têm planos de assistência quanto para atendimento particular.

Outras formas de homenagem

Durante a despedida de um ente querido, familiares podem personalizar a cerimônia, seja realizando uma chuva de pétalas, seja fazendo a leitura de uma carta ou tocando a música preferida do ente. Isso torna o momento ainda mais único a cada pessoa.

Para os casos de cremação, as homenagens podem ser perpetuadas de diversas formas. O armazenamento das cinzas nos relicários é o mais comum. Na Ofebas são ofertados diversos modelos. Há opções biodegradáveis — que não agridem o meio ambiente e podem ser até plantadas, dando origem a uma árvore com todo o significado do ente que se foi — e com formatos personalizados, como o modelo navegar — que lembra um barco e, ao ser aspergida ao mar, não contamina a água.

Para quem quiser guardar o relicário, a entidade também oferece, por meio de locação, o columbário Recanto das Memórias. O espaço que fica na unidade da zona norte possui nichos de vários tamanhos. Ali, o familiar pode deixar o relicário junto com outros pertences especiais do ente querido, como um porta-retrato, uma peça de roupa ou outro item que tenha sido importante para a pessoa que partiu.

As cinzas também podem ser usadas para a criação de itens personalizados, como cristais e diamantes. Elas podem dar origem a pingentes e serem usadas em pulseiras, colares e anéis. Já os cristais podem originar objetos de decoração ou acessórios de diversos tamanhos e formatos na intenção de ter o ente querido sempre consigo. As opções de personalização são inúmeras, como miniaturas de cães ou gatos (no caso de perda de pet), imagens religiosas e coração pulsante.

Outra maneira de sempre levar o ente consigo é por meio da aquisição de medalhinhas. A Ofebas oferece um modelo em que, na cerimônia de despedida, a medalhinha é dividida ao meio. Trazendo um versículo bíblico, uma parte do objeto vai com o ente querido e a outra fica com o familiar.

Para saber os valores de cada forma de homenagem e os lóculos do columbário, entre em contato por meio do telefone (15) 3331-7010, pelo Whats (15) 99849-2146 ou pelas redes sociais @ofebassocial. (Thaís Marcolino)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos