Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 6 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Folia de reis

Cia. de Santos Reis da Vila Formosa faz apresentação nesta sexta (6)

A tradição cultural e folclórica de uma apresentação mistura cantos, dança e religiosidade

05 de Janeiro de 2023 às 00:01
Apresentação dos foliões no ano passado: roupas coloridas e o chapéu
Apresentação dos foliões no ano passado: roupas coloridas e o chapéu "casquete" (Crédito: PEDRO NEGRÃO (06/01/2022))

A tradicional Folia de Reis de Sorocaba encerra mais uma temporada da festividade nesta sexta-feira (6). Os integrantes da companhia de Santos Reis da Vila Formosa farão uma apresentação na praça Coronel Fernando Prestes após a missa das 18h da catedral Metropolitana, localizada no centro da cidade. Essa temporada teve início no dia 26 de novembro de 2022. Pela primeira vez, um almoço será servido a comunidade da Vila Formosa neste sábado (7).

Nesta sexta (6), celebra-se o Dia de Reis. O grupo sorocabano da Vila Formosa existe há 30 anos e pretende se apresentar para fechar mais uma edição do evento após a missa das 18h na catedral Metropolitana. De acordo com a esposa do embaixador da companhia José Coppi, Eva Borges Coppi, de 70 anos, o grupo arrecadou diversas doações para realizar o almoço do dia 7, enquanto visitavam as casas das pessoas. Ela também conta que cozinheiras prepararão e servirão os alimentos. No sábado (7), a companhia de Santos Reis oferecerá pela primeira vez um almoço comunitário a pessoas da Vila Formosa.

O embaixador da companhia, José Coppi, de 77 anos, conta que o grupo, no total, possui 15 pessoas e todas são de Sorocaba. Da família, só Coppi e a esposa Eva que fazem parte da Folia de Reis. Ele conta que nesses 30 anos de história da companhia, a cidade não pôde prestigiar o evento no ano de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Segundo Coppi, qualquer pessoa pode fazer parte da companhia. Ele conta que a Folia de Reis já acontecia no Paraná antes de se mudar para Sorocaba. Ele também relata que quando chegou aqui quis dar continuidade a essa tradição. Questionado sobre seu sentimento sobre o encerramento de mais uma edição do evento promovido pela companhia, Coppi diz sentir “uma glória muito grande” em transmitir mais um ano a Folia de Reis as pessoas.

História

A Folia de Reis trata-se de um evento religioso que comemora a ida dos três reis magos - Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar ao encontro do pequeno menino Jesus que acabará de nascer em Jerusalém. De acordo com o professor de história e historiador, Carlos Carvalho Cavalheiro, de 50 anos, a Folia de Reis, formada por grupos populares trata-se de uma manifestação cultural realizada de diferentes formas por diversos Estados brasileiros. Ele ainda conta que em Sorocaba, por exemplo, a companhia de Santos Reis é composta por migrantes vindos especialmente do Paraná e Minas Gerais. O historiador também explica que no meio urbano, a festa cristã se adapta a realidades novas, “em vez de sair no dia 25 de dezembro, às vezes , eles (foliões) acabam saindo antes para cumprir todas as visitas planejadas para aquela temporada”, explica.

Vestimentas

O historiador diz que as roupas utilizadas pelos foliões durante o evento religioso varia bastante de região em região. Ele conta que no Sudeste brasileiro, os grupos da Folia de Reis se vestem de maneira simples. De acordo com Cavalheiro, os foliões usam chapéu ou casquete (pequeno chapéu sem abas) com símbolo da estrela que indicou o caminho aos magos. “Os palhaços usam macacão colorido e máscara que, em geral, representam uma figura masculina barbada com chapéu em forma de cone”, finaliza. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)