Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 3 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Digitalização de fotografias preserva memória ferroviária

Projeto envolve acervo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

03 de Outubro de 2023 às 23:01
São mais de 2,7 mil fotos e documentos que registram a história ferroviária de Sorocaba e região
São mais de 2,7 mil fotos e documentos que registram a história ferroviária de Sorocaba e região (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)

Fundamental para a preservação da memória ferroviária, o acervo fotográfico do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) será digitalizado. A ação terá início ainda este ano. O MEFS é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A iniciativa será possível graças ao projeto “O Patrimônio Ferroviário em fotografias: digitalização do acervo fotográfico do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana”, uma parceria entre a arquiteta e urbanista Larissa Girardi Losada, proponente do projeto, e a Secult, viabilizado pelo Edital nº 34/2023 Museus/Salvaguarda de Acervos, do Programa de Ação Cultural (ProAc) do Governo do Estado de São Paulo.

O MEFS é responsável pela salvaguarda (documentação, higienização e guarda) e comunicação (exposição e atividades educativo-culturais) de seus acervos. Além disso, o museu fomenta eventos voltados à preservação da memória ferroviária local, como, por exemplo, a celebração do Dia do Ferroviário (30 de abril) e o lançamento de livros ligados à temática da ferrovia.

“O Museu da Estrada de Ferro possui relevância cultural e histórica não apenas para Sorocaba e região, bem como para todo o Estado de São Paulo, e a preservação desse patrimônio é, portanto, de extrema importância”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

O acervo

O acervo fotográfico do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana é composto por 2.877 fotografias. São imagens desde o início do século 20 até os dias atuais

O acervo é um patrimônio da memória ferroviária e é objeto de diversas pesquisas, sejam para fins acadêmicos, exposições, busca de familiares, entre outros. São fotografias que têm como temas, por exemplo, a expansão das ferrovias e as obras empreendidas para tanto, os ambientes de trabalho, os grupos de trabalhadores e trabalhadoras, a inauguração de estações e ramais e as comemorações ferroviárias.

Cabe ressaltar o recente trabalho do corpo técnico do museu para a realização de inventários do acervo, o qual foi intensificado durante a pandemia da Covid-19, uma vez que o museu permaneceu fechado ao público. Até o momento, foram finalizados os inventários dos acervos fotográfico, documental (mapas, projetos, desenhos técnicos e documentos de ex-ferroviários) e bibliográfico.

A equipe técnica do projeto é formada pelas seguintes profissionais: a museóloga da Secretaria de Cultura de Sorocaba, Daniella Gomes Moreira; a arquiteta e urbanista Larissa Girardi Losada, proponente do projeto; e Maria Eduarda Scatena Brançam, que possui licenciatura em História. A digitalização seguirá uma metodologia específica para fotografias e utilizará equipamento de escaneamento adequado, com previsão de duração de, pelo menos, 10 meses.

Como contrapartida, o projeto prevê atividades educativas e culturais, como a capacitação “Potencialidades de acervos fotográficos para pesquisa e ensino de História” e a “Saída fotográfica sobre Patrimônio Ferroviário”.

O MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3218-6101 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br. (Da Redação com Secom Sorocaba)