Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem dinheiro

Cidades da região cancelam Carnaval por falta de verba

Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Mairinque, Salto e Itu optaram por usar recursos para outras prioridades

26 de Fevereiro de 2025 às 22:11
Em Sorocaba, último desfile das escolas de samba ocorreu em 2019
Em Sorocaba, último desfile das escolas de samba ocorreu em 2019 (Crédito: Fábio Rogério / JCS)

Tradicionais por muito tempo, os desfiles de escolas de samba e comemorações carnavalescas em 2025 não terão o aporte das administrações públicas municipais de, ao menos, seis cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Conforme levantamento feito pela reportagem do Cruzeiro do Sul junto às prefeituras, os responsáveis optaram por destinar o recurso em outras prioridades. Em Sorocaba, por exemplo, pelo sexto ano consecutivo, o governo escolheu repassar a verba para as áreas da saúde e educação.

Na mesma linha, seguiram Votorantim, Salto de Pirapora, Mairinque, Salto e Itu, na hora de remanejar o orçamento antes previsto para o Carnaval. Apesar disso, as escolas de samba e grupos que gostam da data podem realizar as festas normalmente, desde que por meio da iniciativa privada e com autorização prévia da municipalidade.

O anúncio mais recente ocorreu em Mairinque. Na terça-feira (25) à noite, o governo emitiu uma nota oficial explicando que não daria aporte às festividades devido à situação financeira. “A decisão está alinhada ao Decreto Municipal de contenção de despesas e à priorização de investimentos em áreas essenciais, garantindo o equilíbrio das contas públicas e a continuidade dos serviços fundamentais para a população”, explica. Por fim, a prefeitura da cidade vizinha afirma que, se estabilizada a situação nos próximos meses, em 2026, existe a possibilidade de retornar com o repasse.

O mesmo acontece em Salto de Pirapora e Votorantim, cujos focos das prefeituras são as áreas de infraestrutura, saúde e educação.

Em Itu, o governo também não disponibilizou recursos para as festividades, contudo, conforme o presidente da Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa), a municipalidade articulou um patrocinador que dará uma ajuda de custo.

A reportagem também perguntou a Porto Feliz como será procedido na cidade, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Com apoio público

Na contrapartida, Piedade, São Roque, Araçoiaba da Serra, Tatuí e Cerquilho contarão com auxílio público e preparam uma programação especial. Na maioria das cidades, as festividades começam nesta sexta-feira (28).

Em São Roque, por exemplo, haverá blocos de rua e desfile das escolas de samba. Na cidade também já aconteceu o Festival de Marchinhas.

No Centro Cultural Piedadense, até o dia 3 de março, uma série de eventos ficará à disposição da população e sem pagar nada. Conforme a prefeitura, haverá apresentações de blocos de rua, matinês e bandas, como a Doce Refúgio e a Voz do Morro.