Olhares
MACS começa 2025 com 2 novas mostras a partir deste sábado
Museu de Arte Contemporânea apresenta exposições que propõem olhares distintos

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) abre no sábado (12), às 10h, as suas atividades em 2025, com duas exposições que trazem à luz recortes significativos de seu acervo: “Grandes Formatos: a Pintura no Acervo do MACS” e “Árvores”. Ambas as mostras propõem olhares distintos sobre questões centrais da arte contemporânea, enfatizando diálogos possíveis entre público, espaço expositivo e obras, e ficarão expostas até 21 de junho.
Em “Grandes Formatos: a Pintura no Acervo do MACS” estão reunidos trabalhos de artistas de diferentes gerações e perspectivas técnicas. Não há uma linha curatorial rígida, mas uma trama de aproximações entre pinturas que ocupam o espaço de forma expansiva, instigando reflexões sobre as intenções e gestualidades presentes em obras que naturalmente exigem uma aproximação sensorial. Participam da mostra Paula Klien, Marcus André, Manoel Veiga, Felipe Góes, Sérgio Fingermann, Fábio Cardoso, Patrícia Leite e Celso Orsini.
Destacam-se duas obras de escalas notáveis: “Zig Zag” (2019), de Paula Klien, com 190 Î 760 cm, trabalhada com nanquim sobre tela; e “A Veia Rosa” (2003/2004), de Marcus André, com 189 Î 500 cm, produzida em têmpera e encáustica.
Por sua vez, a exposição “Árvores” apresenta esculturas que refletem poeticamente sobre a ideia de transformação. Jaime Prades e Rodrigo Braga dialogam sobre a potência simbólica e material da árvore como elemento vivo e também conceitual. Nas obras de Jaime Prades, o gesto intuitivo valoriza a madeira descartada, convertendo-a em formas que resgatam algo do ritmo orgânico original. Rodrigo Braga, por sua vez, investiga o limiar entre o natural e o artificial, oferecendo uma reflexão sobre a coexistência ambígua entre homem e natureza.
A abertura da exposição contará com as presenças institucionais de Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e Roberto Lucena, Secretário de Turismo de São Paulo, além de autoridades locais.
O evento é viabilizado por uma emenda parlamentar do deputado federal Francisco Everardo Tiririca Oliveira Silva (PL), validada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba está localizado na avenida Dr. Afonso vergueiro, 280, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada gratuita. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos