Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apresentações

OSS abre concertos da série ‘William Fabri’

Orquestra Sinfônica de Sorocaba se apresenta hoje e no domingo na sala Fundec

10 de Abril de 2025 às 23:04
Programa inclui obras de Tchaikovski e Max Bruch
Programa inclui obras de Tchaikovski e Max Bruch (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Destacando o violista convidado Gabriel Marin como o solista das apresentações, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) volta ao palco neste final de semana, com dois concertos. O primeiro nesta sexta-feira (11), às 20h, e no domingo (13), às 19h. A programação especial celebra o aniversário de 33 anos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), local onde os concertos acontecerão.

As apresentações integram a série “William Fabri”, da temporada de 2025, em homenagem ao violista que atuou na orquestra e é considerado um dos pilares fundamentais para sua história. William foi um dos fundadores da Sinfônica de Sorocaba, em 1949, e permaneceu atuante por mais de cinco décadas, dedicando sua vida à consolidação da orquestra na cidade, tanto como músico quanto como articulador cultural e político.

Com um repertório diversificado, a OSS reafirma o compromisso com a excelência musical e a valorização de sua história, homenageando nomes que ajudaram a construir sua trajetória. As apresentações do solista convidado contarão com concertos aclamados, como Abertura-Fantasia Romeu e Julieta (Piotr Ilitch Tchaikovski), Romance para viola e orquestra, Op. 85 (Max Bruch), Andante e Rondo Ungarese, Op. 35 (Carl Maria Von Weber) e Príncipe Igor “Danças Polovtsianas” (Alexander Borodin).

Natural de Piracicaba (SP), Gabriel Marin é violista do Quarteto Carlos Gomes e da Osusp. Em 2004, venceu o Prêmio Eleazar de Carvalho com direito a bolsa de estudos no exterior. Entre as experiências estrangeiras, Gabriel soma estudos na Dinamarca, bolsa integral da Heinemann Foundation com participação na Verbier Festival & Academy, na Suíça, onde foi aluno de Nobuko Imai e Roberto Diaz, além de ter tocado à frente da Orchestre D’Auvergne, da França.

Ao retornar para o Brasil, foi o primeiro viola solo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), por seis temporadas. Atuou, ainda, como solista frente a outras orquestras brasileiras, como Sinfônicas da Paraíba, de Sergipe e de Campinas. Já foi professor convidado em muitos festivais, de Londrina, Gramado, Curitiba e Campos do Jordão. O violista é fundador e idealizador do Encontro Campestre de Violas e, atualmente, leciona e é Coordenador de Música de Câmara no Instituto Baccarelli.

Com ingressos limitados, os valores são R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) para compra na sede da Fundec, das 8h30 às 17h30, e pelo site https://abre.ai/gabrielmarin.

A Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-2220 e pelo WhatsApp (15) 99669-2817. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos