Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 8 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curta-metragem

Revolta Liberal é tema de filme

23 de Abril de 2025 às 22:05
Curta-metragem destaca evento histórico de Sorocaba
Curta-metragem destaca evento histórico de Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O curta-metragem “Revolta!” dramatiza a Revolta Liberal, que aconteceu em 1842, quando Sorocaba foi declarada, por um breve período, a capital da província de São Paulo durante o levante contra o governo imperial. Com direção de Bruno Lottelli e produção de Sttefania Mendes, o projeto é uma realidade virtual em 360º, que possibilita ao público vivenciar os bastidores da rebelião liderada por Brigadeiro Tobias e apoiada pelo ex-regente Padre Diogo Feijó.

O curta Revolta! será apresentado na próxima segunda-feira (28), das 14h às 20h, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, região central da cidade.

Gravado em 2024, Revolta! se passa em um único ambiente, o quartel general onde foram traçadas estratégias e idealizado o jornal “O Paulista”, liderado pelo fotógrafo Hercule Florence. O curta conta a história da Revolta Liberal, que durou poucas semanas e foi encerrada pelo exército imperial, sob o comando do Barão de Caxias, e questiona as narrativas históricas tradicionais.

Segundo o diretor Lottelli, este episódio tem por objetivo contar histórias que foram negligenciadas. “A história local costuma ser narrada sob a ótica dos vencedores, das classes dominantes. Me interessa resgatar acontecimentos que ajudam a compreender as estruturas de poder que ainda moldam o Brasil hoje”, explica.

O curta-metragem conta com inovação tecnológica de destaque, com direção de arte de Felipe Cruz, responsável por recriar a ambientação do século 19, e o trabalho sonoro de Marco Sartori e Marcel Marx, que conduzem a experiência por meio de um desenho de som imersivo. A trilha sonora é do músico e compositor João Leopoldo. O elenco conta com Rodolfo Amorim (Brigadeiro Tobias), Dagoberto Feliz (Padre Feijó) e Gabriel Kuster (Hercule Florence). (Da Redação)