Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 6 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música

Grupo argentino de jazz apresenta-se em show gratuito hoje à noite no Sesi

Neto de Astor Piazzolla é o líder do sexteto que já foi indicado para o Grammy

24 de Abril de 2025 às 22:33
"Escalandrum" estará em Sorocaba agregando novos instrumentos musicais (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Nesta sexta-feira (25), às 20h, os amantes do jazz poderão assistir ao show gratuito do sexteto argentino “Escalandrum”, no Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba. O evento é aberto ao público de todas as idades e os ingressos já podem ser reservados no site Meu Sesi.

O grupo Escalandrum, liderado por Daniel Piazzolla, neto de Astor Piazzola, traz ao Brasil a turnê do álbum Escalectric, seu novo trabalho com composições próprias.

No projeto, os músicos apresentam uma guinada artística em sua proposta: à sua já conhecida qualidade jazzística e acústica, adicionam uma nova instrumentação, como o instrumento de sopro EWI, diversos teclados, baixo elétrico e uma bateria maior, com outro tipo de afinação. Isso, somado às composições completas, e ao mesmo tempo sutis, sempre cheias de groove e com um voo lírico impressionante, faz de Escalectric um coquetel futurista e retrô ao mesmo tempo, requintado e totalmente inovador.

Na estrada desde 1999, o Grupo Escalandrum, formado por Daniel Piazzolla (bateria e direção), Mariano Sívori (contrabaixo), Martín Pantyrer (clarinete baixo), Nicolás Guerschberg (piano e arranjos), Damián Fogiel (sax tenor) e Gustavo Musso (sax alto e soprano), permanece com sua formação original até os dias de hoje. Com mais de quarenta países percorridos, são considerados embaixadores da música argentina no mundo, com um grande reconhecimento da imprensa e do público, tanto por sua sonoridade original quanto por sua poderosa atitude ao vivo, que busca mesclar ritmos argentinos ao jazz.

O grupo foi reconhecido em 2002 como revelação pelos jornais Clarin e La Nación e, em 2005, pela Fundação Konex, como uma das cem figuras mais importantes da última década da Música Popular Argentina. Em 2011 foi indicado ao Grammy Latino, competindo na mesma categoria que Chick Corea e Al Di Meola.

Em 2024 publicaram o livro que recria sua história, escrito pelo jornalista Fernando Rios e editado pela Gourmet.

O teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba está localizado na rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência. (Da Redação)