Oficina
Fama oferece oficina sobre acessibilidade
Objetivo é capacitar profissionais em espaços de cultura a receber visitantes com deficiências

“Quebrando Barreiras: Promovendo a Acessibilidade” é o título da oficina que será realizada na próxima segunda-feira (28) e no dia 8 de maio, das 19h às 21h30, no Museu Fama, em Itu (SP).
Voltada a profissionais, educadores e interessados em práticas inclusivas, a capacitação integra o projeto Programação Educativa e Cultural do Museu Fama, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A oficina de capacitação marca o início das ações educativas e de mediação cultural do projeto aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura e tem como objetivo preparar equipes e agentes culturais para acolher, com empatia e conhecimento, pessoas com deficiência e outros públicos. A proposta é estimular reflexões, aprimorar o atendimento e incentivar a adoção de práticas que façam a diferença no cotidiano dos espaços culturais.
O evento prevê a apresentação de estratégias práticas de acessibilidade e inclusão, com foco em técnicas de recepção e orientação ao público, além de ferramentas específicas para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A iniciativa reforça o papel social dos espaços culturais como ambientes acessíveis e acolhedores para todos.
A capacitação contará com facilitadores com ampla experiência na área da acessibilidade e inclusão. Participam o professor Edvaldo Bueno de Oliveira, com atuação desde 1985 em instituições de referência, graduado em Educação Física e especialista em Educação Física para pessoas com deficiência e em orientação e m mobilidade; a professora Rosângela Cristina de Arruda Barbosa, pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional, especialista em Musicoterapia, Educação Inclusiva e Deficiências Múltiplas e Sensoriais, além de terapeuta ABA; e a psicóloga Evellyn de Luceno Bueno, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, com atuação voltada à inclusão de pessoas com TEA em contextos educacionais e culturais.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link https://shre.ink/MuseuFama.
O Museu Fama está localizado na rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 Alto, Itu/SP. (Da Redação)