Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sub-20

Aposta na superação

Com atrasos, perdas e incertezas, São Bento estreia no Paulista Sub-20, na próxima sexta-feira, às 15h, contra o Jabaquara

17 de Abril de 2025 às 20:44
Equipe segue treinando com jogadores de Sorocaba e região: elenco em formação e estrutura limitada
Equipe segue treinando com jogadores de Sorocaba e região: elenco em formação e estrutura limitada (Crédito: NETO BONVINO / EC SÃO BENTO)

Em meio a indefinições, perdas importantes e uma preparação às pressas, o São Bento estreia no Campeonato Paulista Sub-20 na próxima sexta-feira (25), às 15h, contra o Jabaquara, em Santos. O cenário está longe do ideal, mas dentro das quatro linhas, o time sorocabano pretende transformar as adversidades em combustível para uma campanha de superação. O técnico Kike Andrade fala em “sacrifício” nas primeiras rodadas, mas aposta no crescimento ao longo da competição.

Ele conhece como poucos os bastidores do clube. São mais de 15 anos dedicados à base do São Bento, mas revela que o início da temporada 2025 foi um dos mais complicados que já enfrentou. A indefinição sobre a possível transição do clube para Sociedade Anônima do Futebol (SAF) paralisou o planejamento e causou danos difíceis de contornar.

“Enquanto os outros clubes já estavam treinando, nós ainda não sabíamos se continuaríamos no comando do projeto. Quando veio a decisão, já era tarde. Perdemos atletas, patrocinadores e, principalmente, tempo”, desabafa Kike. “Hoje, temos quase 50 jogadores sendo avaliados, treinando diariamente, enquanto outras equipes já estão finalizando o trabalho tático. Nós ainda estamos na metade da parte física.”

O reflexo dessa corrida contra o relógio se verá em campo. Para o treinador, as primeiras rodadas serão marcadas por sacrifício e ajustes em tempo real. “Fizemos poucos treinos com bola, quase nenhum trabalho tático. O foco ainda é o condicionamento. Mas acreditamos que, a partir da terceira ou quarta rodada, o time estará mais competitivo, mais organizado.”

Mesmo com a preparação fragmentada, o grupo de atletas traz uma dose de esperança. São cerca de 30 jogadores, com uma base formada por jovens de Sorocaba e cidades vizinhas como Mairinque, São Roque e Itu. “Temos bons valores individuais, meninos com qualidade. Estamos tentando extrair o máximo possível dentro do que temos. A ideia é montar um time guerreiro, com identidade”, afirma.

O objetivo, por ora, é modesto, mas representa muito para quem enfrenta tantas limitações: manter o time na primeira divisão do estadual. “Com a estrutura e o investimento que temos, isso já seria uma grande conquista. As equipes do nosso grupo, e até da segunda divisão, têm cenários melhores que o nosso, mas se conseguirmos estabilidade, a gente acredita que pode ir além.”

No Grupo 2, o São Bento terá pela frente adversários tradicionais como Portuguesa, Ponte Preta e São Caetano. A jornada começa longe de casa, diante do Jabaquara, em Santos. E começa com uma certeza: o que falta em estrutura, o time tentará compensar com raça. (João Frizo - Programa de estágio)

OS GRUPOS DO PAULISTA SUB-20

Grupo 1

Inter de Limeira
Ponte Preta
Velo Clube
Juventus
São Bernardo
Taubaté
Ferroviária
Novorizontino
Grêmio Osasco
Mirassol
Santos
São Caetano
São José
Sfera
Itapirense
Aguaí

Grupo 2

Araçatuba
Botafogo
Água Santa
Santo André
São Bento
Ituano
Jabaquara
Portuguesa
RB Bragantino
Referência
Rio Claro
Sertãozinho
Palmeiras
Corinthians
União São João
União Suzano

Grupo3

Flamengo de Guarulhos
Guaratinguetá
Portuguesa Santista
Capivariano
Bandeirante
Comercial
Desportivo Brasil
XV de Jaú
XV de Piracicaba
Grêmio Prudente
Guarani
Ibrachina
São Paulo
Mauá
Oeste
Tanabi