Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 11 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corintiano

É bi mundial!

Subsede local da Gaviões traz réplicas de troféus para a torcida sentir, mais uma vez, a emoção das históricas conquistas

21 de Abril de 2025 às 21:35
Corintianos se reúnem na sede localizada em Sorocaba 
para assistir aos jogos e apreciar as relíquias
Corintianos se reúnem na sede localizada em Sorocaba para assistir aos jogos e apreciar as relíquias (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Os anos 2000 e 2012 são emblemáticos para o corintiano pelos títulos do Mundial de Clubes. O símbolo da conquista, a taça, até pôde ser conferida de perto por quem estava nos estádios, mas os torcedores que moram em Sorocaba e região que não tiveram a mesma chance naquele dia, puderam matar a vontade, recentemente, em Sorocaba. Isso porque a subsede local da Gaviões da Fiel trouxe as réplicas dos canecos para cá, justamente no dia do derby contra o Palmeiras, válido pelo Brasileirão 2025.
A ideia foi do diretor-geral da organizada, Rubens Machado de Oliveira, o Rubinho. “Isso é um sonho nosso. Queríamos trazer faz tempo e hoje deu certo, ainda mais porque acabamos de ganhar o título [do Paulista] em cima deles [do rival Palmeiras]”, conta. A vinda da taça foi possível após o líder daqui conversar com os responsáveis da organizada que fica na capital paulista.
O operador Caio Henrique de Souza Luiz, 25 anos, respira Corinthians desde que se entende por gente e achou a iniciativa ótima, principalmente para aproximar ainda mais a torcida do time. “Quem tem mundial é ‘nóis’ e é isso que importa. Trazer as taças aqui para o nosso povo ver as nossas conquistas, os nossos títulos, o que a gente tem e ninguém vai tirar de nós”, comenta. Ele se juntou ao bando de loucos que esteve na subsede — horas antes do jogo que terminou com a vitória palmeirense por 2 a 0 — e fez questão de tirar foto ao lado das taças.
“É uma emoção inexplicável, um orgulho. As duas são bonitas. Não consigo escolher uma só. Cada uma representa um momento especial”, afirma o pintor Luiz Fernando Santos, 37. O corintiano também é uma das lideranças da subsede local da Gaviões. Para ele, a iniciativa de trazer as taças é a oportunidade de não só de sorocabanos estarem mais perto do time, como também os moradores da região.
A subsede em Sorocaba da Gaviões também é referência para mais de 20 cidades próximas, como Votorantim, Ibiúna, Mairinque e Itu, por exemplo. “Iniciativas como esta é incentivo para que corintianos de toda a região venham para Sorocaba. O bando de louco só aumenta”, acrescenta Luiz Fernando.
Não é a primeira vez
Esta não é a primeira vez que a Gaviões da cidade surpreende a torcida. A tão sonhada taça da Libertadores de 2012 já veio para o interior paulista e, segundo Rubinho, a iniciativa deve ocorrer mais vezes e com outros canecos. O diretor-geral também não descarta retornar com as réplicas dos títulos do Mundial. Assim, os interessados devem ficar atentos aos avisos que são publicados nas redes sociais — @gavioessubsedesorocaba.
“Trazendo os troféus para a subsede o pessoal consegue tirar uma foto, ficar próximo da taça porque, às vezes, em São Paulo nem sempre é possível”, diz Rubinho. “O associado que quiser ‘colar aqui’ e vibrar junto com a gente não paga nada. Tem também as caravanas. Quem quiser ir para fora ver o Coringão, as portas da subsede estão sempre abertas”, finaliza.
Só falta o Palmeiras
Dos quatro grandes clubes paulistas, apenas o Palmeiras ainda não conquistou o mundial, segundo a Fifa. O Santos (1962 e 1963) e o Corinthians (2000 e 2012) são bi. O São Paulo é o único tricampeão: 1992, 1993 e 2005. O alviverde luta para que a conquista da Copa Rio de 1951 seja legitimada como um título mundial, o que não ocorreu até hoje.
O primeiro título do Corinthians, em 2000, é alvo de grande polêmica pelos rivais. O alvinegro se tornou campeão após vencer o Vasco nos pênaltis. Porém, sua participação no torneio só foi possível por meio de um convite da CBF, já que o Timão, até então, nunca tinha vencido a Libertadores.
Já em 2012, depois de conquistar a Liberta de forma invicta, disputou o Mundial e venceu o Chelsea por 1 a 0. A Fiel acompanhou em peso os jogadores até o Japão, onde a decisão foi disputada na ocasião.

Galeria

Confira a galeria de fotos