Exportação
Alckmin diz que caminho será pela negociação

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse ontem (9) que o governo vai trabalhar para tentar reduzir a alíquota mínima de 10% de imposto ao que o Brasil exporta aos Estados Unidos, determinada na semana passada por Donald Trump. Em entrevista à imprensa, ele voltou a falar que o caminho será pelo diálogo e pela negociação com os norte-americanos.
Alckmin também repetiu que, embora o Brasil tenha ficado na lista de países que tiveram o menor nível de tarifa atribuída por Trump, o entendimento do governo é de que essa sobretaxa não deveria ser aplicada diante do perfil de trocas comerciais entre os dois países.
“EUA com o Brasil tem superávit. E dos dez produtos que eles mais exportam, oito, a alíquota é zero. Não paga imposto de importação para entrar no Brasil. E a tarifa média final de todos os produtos é 2,7%”, afirmou.
Alckmin também agradeceu ontem aos argentinos pelo resultado positivo no setor brasileiro de veículos no primeiro trimestre, nas redes sociais. Conforme um balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a exportação de veículos cresceu 40,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação anual, totalizando 115,6 mil unidades, resultado puxado pelo aumento de 120% dos embarques para a Argentina. (Estadão Conteúdo)