Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 5 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desacordo

China se prepara para ’cenários extremos’ na guerra comercial

25 de Abril de 2025 às 21:30
Tarifas impactam fluxo de mercadorias no comércio exterior
Tarifas impactam fluxo de mercadorias no comércio exterior (Crédito: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES / AFP (21/4/2025))

O governo chinês pediu ontem (25) que a comunidade internacional se oponha à “intimidação unilateral” e enfatizou a importância de reativar o consumo interno em um momento em que as tensões comerciais com os Estados Unidos ameaçam as exportações chinesas.

O Bureau Político do Partido Comunista da China (PCC), o círculo restrito das principais autoridades lideradas pelo presidente Xi Jinping, realizou uma reunião dedicada à economia. A guerra comercial desencadeada por Trump aumentou as tarifas adicionais para 145% sobre os produtos chineses que entram nos Estados Unidos. Em resposta, a China impôs 125% sobre os produtos americanos.

A China reduziu suas compras de soja dos Estados Unidos e também cancelou compras de carne suína, de acordo com os dados semanais do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Analistas acreditam que os preços de commodities agrícolas ficarão sob forte pressão se essa tendência persistir.

O governo chinês reiterou ontem não estar discutindo o embate tarifário com os Estados Unidos, um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que se reuniu com autoridades chinesas. “A China e os EUA não estão realizando consultas ou negociações sobre a questão tarifária”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, em coletiva de imprensa, acrescentando que os EUA “deveriam parar de criar confusão”. (AFP e Estadão Conteúdo)