Diplomacia
Chefes de Estado confirmam presença em Roma

O funeral do papa Francisco terá a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e outros chefes de Estado. Um dos primeiros a anunciar sua viagem a Roma foi o presidente americano Donald Trump, apesar dos confrontos com Francisco sobre os migrantes. Ele será acompanhado da primeira-dama, Melania.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou presença com sua esposa, Janja, assim como os presidentes argentino, Javier Milei; o equatoriano, Daniel Noboa; o francês, Emmanuel Macron; os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia; o príncipe William, além dos chefes de Governo do Reino Unido, Keir Starmer, e da Alemanha, Olaf Scholz, e dirigentes das principais instituições da União Europeia.
Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral, assim como chefes de Estado de todo o planeta, como o ucraniano Volodimir Zelensky. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que não deve comparecer à cerimônia.
As homenagens prosseguem em todo o mundo para o papa Francisco, que se dedicou à defesa dos migrantes, do meio ambiente e da justiça social, com um estilo austero e humilde.
O clube de futebol argentino San Lorenzo de Almagro, do qual era sócio e fervoroso torcedor, organizou, ontem (22) uma despedida na capela de sua sede em Buenos Aires. (AFP)