Cães encontrados em canil de Piedade não estão disponíveis para doação
Cachorros foram encontrados em locais impróprios. Crédito da foto: Polícia Ambiental
Os cães de raça encontrados em situação de maus-tratos em Piedade não estão disponíveis para doação. A informação é da Guarda Civil Municipal (GCM), que passou a noite no canil situado no bairro Goiabas para evitar a entrada de pessoas em busca dos animais.
A descoberta do canil ocorreu quarta-feira (13) pela Polícia Militar Ambiental. No local foram encontrados mais de mil cães de raças, como pug e shih-tzu, mantidos para procriação e venda de filhotes. Os bichos ficavam divididos em baias e apresentavam más condições de higiene.
[irp posts="75544" ]
Segundo a GCM de Piedade, logo após a descoberta do canil clandestino, representantes de institutos e organizações não-governamentais estiveram no local para tentar resgatar os cães. Foram identificados até veículos de Santos em busca dos bichinhos.
Durante a manhã desta quinta-feira (14), guardas municipais, policiais civis e ambientais permaneceram no prédio para finalizar a ocorrência. Ainda não ficou definido o destino dos cães.
Cachorros estavam separados em baias sem higiene. Crédito da foto: Polícia Militar Ambiental
Interdição
O canil instalado na Estrada Velha de Sorocaba foi interditado pela Vigilância Sanitária de Piedade. A entidade lavrou auto de infração e auto de interdição devido às irregularidades constatadas pela Polícia Ambiental, como instalações inadequadas com falta de higiene e organização, tamanho das baias improvisadas, medicamentos vencidos, não possuir um veterinário responsável no local, dejetos que escoam diretamente pelo solo e incineração em forno irregular. A infração também foi lavrada por não atender ao Código Sanitário vigente e às legislações estadual e municipal. (Da Redação)