Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 11 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerca de 50 cães foram encontrados debilitados em canil de Piedade

14 de Fevereiro de 2019 às 15:45

Canil fica no bairro das Goiabas, em Piedade. Crédito da foto: Polícia Ambiental

Pelo menos 46 dos 1.500 cães encontrados no canil descoberto em Piedade foram retirados do local, quarta-feira (13) à noite, por estarem debilitados. Todos eram filhotes. O laudo para comprovar os maus-tratos ainda não foi concluído. O destino dos cachorros não foi divulgado pela Polícia Militar Ambiental para evitar a procura de interessados em adotá-los.

A retirada dos cães debilitados ocorreu na noite de quarta-feira (14), segundo informação da seção de Comunicação Social da corporação. O trabalho foi acompanhado por representantes da Subsecretaria dos Animais do Estado de São Paulo, veterinários de Piedade e voluntários.

O canil, utilizado para procriação de animais para comercialização, situado no bairro das Goiabas, permanece interditado. Todos os animais estão à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Ambiental, a demora em constatar a situação geral do canil ocorre pela necessidade de se ter laudos individuais dos animais. Outros aspectos também têm sido apurados, como o impacto ambiental por conta do escoamento de esgoto e de alvarás para funcionamento.

[irp posts="75734" ]

 

Somente após todo levantamento é que o caso será levado ao âmbito da Polícia Civil. Para cada animal vítima de maus-tratos, a multa pela Polícia Ambiental é de R$ 3 mil.

Cachorros estavam separados em baias sem higiene. Crédito da foto: Polícia militar Ambiental

O canil foi descoberto quarta-feira (13) mediante denúncia anônima. No local, os policiais ambientais se depararam com os cães separados em baias e sem higiene, além de medicamentos vencidos.

O 1º tenente André Manoel da Silva, comandante interino da Polícia Ambiental de Sorocaba, acompanha pessoalmente os trabalhos, que se iniciam por volta das 5h e se estendem até perto da meia-noite. A Guarda Civil Municipal (GCM) se mantém no local 24h por dia, a fim de garantir a segurança dos animais e do local. (com informações de Adriane Mendes)

Galeria

Confira a galeria de fotos