Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 10 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aulas na rede municipal de Sorocaba voltam na segunda de forma remota

04 de Fevereiro de 2021 às 14:02

A Prefeitura já iniciou a distribuição dos kits escolares aos alunos. Crédito da foto: Pedro Negrão (04/02/2021)

O retorno das aulas na rede municipal de ensino de Sorocaba ocorrerá na próxima segunda-feira (8), de forma remota. Já as atividades presenciais nas escolas devem ser retomadas em março, no modelo híbrido, com uma parte presencialmente e outra on-line. A data, porém, não está definida. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (4). Estavam presentes, ainda, o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto (PSD), o secretário municipal da Educação, Marcio Carrara, o titular da pasta da Saúde, Vinícius Rodrigues, e a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Ana Paula Diegues Trindade. Manga também informou a intenção do Executivo de comprar, por conta própria, doses de vacinas contra a Covid-19. O intuito é ampliar a campanha de imunização na cidade.

Segundo Manga, quando a sua gestão assumiu a Prefeitura, no dia 1° de janeiro, ainda não havia sido desenvolvido um plano de início do ano letivo em meio à pandemia. Por isso, foi montado, em 4 de janeiro, um comitê intersetorial, para definir esse planejamento. A equipe é formada por representantes das secretarias da Saúde e Educação, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), da Vigilância Sanitária (Visa) e do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (Cmeso).

Os membros trabalharam em três frentes, detalha o prefeito. São elas: a definição de protocolos de prevenção à Covid-19, para garantir a segurança dos alunos e profissionais atuantes nas instituições de ensino; contratação de número suficiente de recursos humanos, ou seja, trabalhadores de educação, com o intuito de suprir a demanda das unidades; e disponibilização de materiais e instrumentos tecnológicos, para o desempenho das atividades presenciais.

Para cumprir a primeira meta, afirma ele, a administração municipal já abriu edital de chamamento para a compra de itens de proteção ao novo coronavírus, como álcool em gel, máscaras e fitas para o isolamento de áreas. Presencialmente, além dessas ações, as classes terão número reduzido de alunos, em cumprimento às determinações do Plano São Paulo. Já quanto ao segundo objetivo traçado, o Executivo vai convocar cerca de 300 candidatos aprovados no concurso realizado no ano passado. Os selecionados começarão a atuar em março, quando ocorre a reabertura das unidades  de ensino. "Temos, hoje, uma defasagem de profissionais nas escolas", pontuou o prefeito. Com o objetivo de oferecer condições de trabalho adequadas, a Prefeitura igualmente já iniciou a distribuição dos kits escolares aos alunos, disse o secretário da Educação. Os livros didáticos a serem usados neste ano também já foram enviados pelo Ministério da Educação (MEC) e devem chegar às instituições em breve. Os itens de papelaria também estão a caminho. Desta forma, o andamento das aulas não será prejudicado devido à falta de materiais, completou Carrara. "O comitê e a Sedu (Secretaria da Educação) têm trabalhado intensamente para garantir a volta das aulas presenciais", completou ele.

A administração municipal vai, ainda, aparelhar, com recursos tecnológicos, as instituições municipais. Em todas elas será implantado um modelo chamado de "ensino à distância inteligente", adiantou Manga. De acordo com Carrara, as unidades receberão novos computadores, terão acesso à internet de qualidade, bem como a plataformas digitais, para a aplicação do ensino híbrido.

Para os alunos que não tiveram essas ferramentas em casa, o governo municipal vai disponibilizar tablets ou celulares. Os equipamentos serão de propriedade da Prefeitura e temporariamente emprestados.

Conforme Manga, as aulas presenciais só serão iniciadas quando todas essas medidas forem concretizadas. Deve ser garantida, principalmente, a implementação das medidas preventivas contra a Covid-19. "Não vamos, em momento algum, colocar nossos alunos e professores nas escolas sem que tenham a segurança necessária", reforçou.

Orientações

Pais, alunos e profissionais de educação serão orientados diretamente nas escolas sobre os protocolos de segurança e as importância de segui-los. Além disso, adiantou o chefe do Executivo, haverá postagens com as recomendações nas mídias sociais da Prefeitura, e as informações também serão passadas durante a programação da TV Câmara.

Vacinas

O prefeito também anunciou ter encaminhado, nesta quinta-feira (4), ofícios para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade. Nos documentos, Manga manifestou o interesse da Prefeitura em comprar vacinas contra o novo coronavírus. Entre segunda (8) e quarta (10), ele também irá a Brasília, pare se encontrar com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a fim de apresentar a proposta.

Após a conversa com Pazuello, Manga formalizará o pedido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele pretende adquirir 100 mil doses de imunizantes. Se conseguir, tentará incluir os profissionais de educação no grupo prioritário. O objetivo, informou, é acelerar a imunização desses trabalhadores, para garantir o retorno deles com segurança às salas de aula. Contudo, acrescentou, as doses não ficarão restritas à categoria e também serão utilizadas na vacinação da população em geral. (Vinicius Camargo)