Informação Livre
Projeto Quitanda Solidária recebe homenagem

A contribuição para a segurança alimentar das famílias, sobretudo das mais vulneráveis, rendeu ao Projeto Social Quitanda Solidária uma homenagem na Câmara de Sorocaba. A iniciativa foi do vereador Rogério Marques (Agir). O projeto, inclusive, é parceiro do Programa Mercado Solidário, criado pela primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Maganhato, e desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade. “O Mercado Solidário atende milhares de famílias, mas às vezes faltava o legume, a fruta, a verdura para complementar os itens industrializados. Então, o Quitanda Solidária vem fornecendo esses produtos”, conta Sirlange.
Reciclagem de lixo
A vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) solicita informações à prefeitura sobre a política pública de reciclagem de lixo no município. “Em Sorocaba, temos um índice muito baixo de reciclagem. Apresentamos este requerimento com o objetivo de colaborar com o Executivo no sentido de criar meios para que esta responsabilidade ambiental se torne algo efetivo”, justifica. A parlamentar lembra que a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece diretrizes para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos no país, com o objetivo de promover a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, além de incentivar a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos.
Mutirão de hérnia umbilical
A realização de um mutirão de cirurgias eletivas, com foco especial nas cirurgias de hérnia umbilical e de hérnia inguinal (escrotal), é sugerida pelo vereador Silvano Jr. (Republicanos). “A demanda tem crescido nos últimos anos, gerando longas filas de espera e impacto direto na qualidade de vida dos pacientes”, justifica. Assim, a proposta que pode contar com o apoio de hospitais conveniados, profissionais voluntários e parcerias institucionais visa acelerar o atendimento e desafogar o sistema público de saúde.
Programa de Eficiência Energética
O vereador Fausto Peres (Podemos) apresentou requerimento solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação do Programa de Eficiência Energética Municipal (PEEM). A proposta visa promover o uso sustentável da energia elétrica, gerando economia aos cofres públicos e contribuindo com a preservação do meio ambiente. O requerimento sugere que sejam realizados estudos técnicos pela secretaria competente para, posteriormente, enviar à Câmara um projeto de lei instituindo o programa no município.
Pela causa animal
Em sua primeira participação no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, o vereador Alexandre da Horta (Solidariedade) falou sobre as ações de seu mandato e também discorreu sobre os projetos em defesa dos animais e por melhorias para a região da Vila Haro, zona leste de Sorocaba. Durante o bate-papo, ele falou sobre algumas das bandeiras de seu mandato, como a causa animal, incluindo a luta pela criação da clínica pública veterinária no município.