Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em continuidade

Rogério Profeta inicia segundo mandato como reitor na Uniso

Antes da primeira posse do professor Profeta, o cargo foi exercido pelo Fernando de Sá Del Fiol por dois mandatos

02 de Fevereiro de 2022 às 00:55
Na cerimônia, Profeta lembrou que a Uniso conseguiu se manter funcionando durante a pandemia
Na cerimônia, Profeta lembrou que a Uniso conseguiu se manter funcionando durante a pandemia (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O professor Rogério Augusto Profeta tomou posse como reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) na noite desta terça-feira (1º). Ele assume seu segundo mandato consecutivo e deve continuar no cargo até 2026. A nomeação foi feita pela professora Sonia Chebel Mercado Sparti, integrante do Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre (FDA). A educadora representou o presidente, arcebispo Dom Julio Endi Akamine, que não pode comparecer à solenidade da Cidade Universitária.

O evento teve o professor Fernando Negrão como mestre de cerimônia. Compuseram a mesa os também professores José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação; Fernando de Sá Del Fiol, pró-reitor de graduação e assuntos estudantis; Aldo Vannucchi, assessor especial da reitoria e ouvidor da Uniso; além do próprio Rogério Augusto Profeta e Sonia Chebel Mercado Sparti.

“O mundo enfrentou dificuldades, mas nós conseguimos manter a universidade funcionando. Estamos entre aquelas pessoas que fazem a educação, no espectro completo dela. Então, podemos fazer a nossa parte, basta que a gente não esmoreça. Não existe conquista isolada. O funcionamento da Uniso depende de muitas pessoas, com mais de 900 funcionários diretos e indiretos. Nós formamos um grupo que está constantemente em busca da coesão”, disse Profeta.

Vannucchi também aproveitou o momento para desejar boa sorte ao colega. “Passaram-se quatro anos e nós estamos aqui precisamente pra dizer: ‘Se venceu esses quatro, vencerá os próximos quatro que começam agora. Me sinto tão bem porque a casa está bem dirigida. O coronavírus não vencerá. Essa casa é abençoada por Dom Aguirre e fortificada por funcionários de ampla capacidade e dedicação”, enfatizou.

Antes da primeira posse do professor Profeta, o cargo foi exercido pelo Fernando de Sá Del Fiol por dois mandatos. E, antes dele, Aldo Vannucchi foi o primeiro reitor da Universidade, por quatro mandatos consecutivos.

Formação

Profeta é graduado em administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (Faccas), um dos embriões da Uniso, com mestrado em administração pela PUC/SP e doutorado em administração pela USP. Possui especializações em administração industrial e em gestão da produção e materiais. Como professor e pesquisador, iniciou carreira acadêmica em 1988, tendo atuado na Uniso como coordenador dos cursos de administração, gestão da produção industrial e gestão de logística. (Wilma Antunes)