Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 5 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro nos Bairros

Aparecidinha: do tropeirismo à modernidade

29 de Maio de 2022 às 00:01
Largo Antônio José da Silva mantém o charme do interior.
Largo Antônio José da Silva mantém o charme do interior. (Crédito: PINTEREST)

O Cruzeiro nos Bairros tem o intuito de mostrar as histórias e belezas das comunidades sorocabanas e como cada uma delas faz de nossa cidade um lugar único. Como dizem por aí: Sorocaba é grande, mas com a cara do interior!

E assim, traremos a cultura, peculiaridades dos seus moradores e do local, inovações e desenvolvimento em cada canto sorocabano! Vem viajar com a gente!

Nesta primeira edição do Projeto Cruzeiro Nos Bairros visitamos Aparecidinha, um dos mais antigos e tradicionais bairros da cidade. Um bairro que nasceu do Tropeirismo e, até hoje, mantem essa raiz forte.

Quem já ouviu “ESTÁ MULTADO!!!!” sabe que chegou a Aparecidinha e já conheceu um morador antigo dizendo que alguém fez algo de errado... fique esperto!

Localizada na Zona Leste de Sorocaba, na área industrial, é uma região bastante rica em áreas verdes, com chácaras, sítios e fazendas.

Com uma área aproximada de 10 km², é tão extenso que faz divisa com as cidades de Itu, Alumínio e Mairinque. Nos arredores estão os bairros Éden, ao Norte, e Brigadeiro Tobias, ao Sul. Há 14 quilômetros dali está a região central da cidade, na direção Oeste. Suas principais avenidas são a 3 de Março e a Jerome Case. Ao seu lado está a Rodovia José Ermírio de Moraes - conhecida também como Castelinho.

História

Aparecidinha era passagem de tropeiros que iam e voltavam do Sul do País e surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibú, por isso era conhecida inicialmente como Piragibú do Meio.

Em 1782, um dos tropeiros, Antonio José da Silva, vindo de Minas Gerais, trouxe e deixou a imagem de uma santa na localidade. A lenda diz que essa primeira imagem foi feita por um índio e era de barro.
Primeiramente, essa imagem foi deixada num nicho numa pequena árvore que ficava nas imediações do atual cemitério. Todos os tropeiros que por ali passavam faziam suas orações à Nossa Senhora, para proteger suas viagens. E, assim, deu-se o nome do bairro: Aparecidinha.

Cristina Marcolino mora em Aparecidinha há 12 anos. - ACERVO PESSOAL
Cristina Marcolino mora em Aparecidinha há 12 anos. (crédito: ACERVO PESSOAL)

A moradora Cristina Marcolino explica que do Tropeirismo ficaram os encontros dos moradores que vêm a cavalo ao Centro da cidade. “Todos os domingos as pessoas vêm de locais mais afastados para encontros na praça da igreja, reunindo familiares e amigos”, descreve.

A Capela e a fé

Em 1785, a Santa ganhou um lar maior, a Capela de Aparecidinha, que foi construída em taipa de pilão por Antônio José da Silva e, ainda hoje, mantém algumas de suas características originais, pintada de azul e branca, e se tornou o primeiro Santuário de Sorocaba, em 1992.

É o segundo Santuário mais antigo do mundo dedicado à Nossa Senhora Aparecida, o primeiro fica na cidade de Aparecida (SP).

Foi, também, onde começou a Romaria de Aparecinha, datada do século 18. Contam que o motivo foi um surto de febre amarela na cidade e o povo acreditava que a procura pela Santa traria a cura da doença.

Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecido como "Novo Santuário". - ARQUIVO JCS
Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecido como "Novo Santuário". (crédito: ARQUIVO JCS)

Até hoje, duas vezes ao ano, são realizadas as Romarias de Aparecidinha, em que a imagem da Santa segue da Catedral Metropolitana de Sorocaba à Igreja da Aparecidinha, no segundo domingo de julho, e retorna à Catedral em 1° de janeiro.

Esses eventos reúnem milhares de fiéis que percorrem a pé os 14 quilômetros — que separam o bairro da região central de Sorocaba — acompanhando a Santa, em ação de graças e cumprindo promessas. A última romaria, que aconteceu antes da pandemia, em 2019, reuniu cerca de 50 mil fiéis no bairro.

O Santuário e a comunidade

A Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida pelos locais como Novo Santuário, foi instaurada em 2002 pelo bispo arquidiocesano Dom José Lambert. O prédio construído pela própria comunidade, tem 750m², e seu formato é uma referência à coroa de Nossa Senhora.

O morador e pertencente ao Núcleo de Obras do Santuário (NOS), Paulo Roberto Nogueira Pini, de 50 anos, mais conhecido como Paulinho Terra Nova, que é empresário, locutor e líder comunitário, afirma que a comunidade se empenha bastante em manter os santuários. “Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas com ambos. Tanto para manter as estruturas, como para manter em funcionamento”, declarou.

A Capela recebeu nova pintura recentemente, por meio de doação do prefeito Rodrigo Manga. Paulinho conta que pouco antes do dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, estava para comprar os materiais necessários para a pintura do local e Manga se disponibilizou a pagar do seu bolso. “Ele me perguntou se era uma obra de Deus e eu disse que sim. Achei uma boa ação de um homem que é de outra religião doar seu próprio dinheiro para fazermos esta obra”, afirma.

Ao lado, romaria de fiéis em frente ao antigo santuário, em 2002. - ARQUIVO JCS
Ao lado, romaria de fiéis em frente ao antigo santuário, em 2002. (crédito: ARQUIVO JCS)

O Novo Santuário também passa por revitalizações desde o início do ano, acompanhadas por um engenheiro devoto de Nossa Senhora, com recursos arrecadados por meio da venda de pasteis e doações. “Cada torre que está em reforma custa em materiais cerca de 6 mil reais. É bastante dinheiro”, declara Paulinho.

Para a moradora do bairro há 12 anos, Cristina Marcolino, os santuários são muito importantes, já que, além de unir a comunidade, também são responsáveis por movimentar o comércio local. “A festa da Santa, como é chamada aqui, atrai muitos visitantes e ajuda o comércio local. Acredito que investir na infraestrutura do bairro, com hotéis, restaurantes, seria muito bom, pois tem milhares de visitantes”, conta ela.

Um dos pontos fortes da região é a participação da comunidade. A exemplo disso, em 1982, os moradores do bairro se juntaram e fizeram um pedido para o prefeito da época, Flávio Nélson da Costa Chaves, que consistia na melhoria do saneamento básico daquela área. “O prefeito não só realizou as melhorias que precisavam ser feitas como também incentivou que criássemos uma sociedade no bairro, que aconteceu em 1984” conta o criador da Associação Amigos de Bairro, que está ativa até hoje, Dimas Ferreira Mota, que há 48 anos mora no bairro.

Dimas Ferreira Mota (acima), líder comunitário e criador da Sociedade Amigos do Bairro Aparecidinha. - ACERVO PESSOAL
Dimas Ferreira Mota (acima), líder comunitário e criador da Sociedade Amigos do Bairro Aparecidinha. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Aparecidinha hoje e do futuro

Com cerca de 15 mil habitantes, Aparecidinha ganhou nos últimos anos diversos bairros anexos: Jardim Josane, Villa Amato, Jardim Monteiro, Topázio, Jardim das Flores, Residencial Nikkey, Mato Dentro, Bom Jardim, Serrinha, Cristal e Condomínios fechados: Recanto dos Aromas, Villa Alegro, Village Amato, Residencial Milano e Clube dos 50 e continua a crescer.

Para Paulinho Terra Nova, hoje, as pessoas do bairro se sentem orgulhosas de morar aqui e incluídas a Sorocaba, pois até pouco tempo isso não era realidade. “Só éramos lembrados na época da romaria e das Eleições. Desde 2021, após o governo Rodrigo Manga, o bairro está ganhando outra forma”, explica.

O novo modelo de operação, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, agilizou o transporte. - GÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
O novo modelo de operação, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, agilizou o transporte. (crédito: GÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

Como exemplo, as ruas de paralelepípedo eram um problema para os moradores, já que, segundo Paulinho, estragavam os veículos e dificultavam a locomoção pelas ruas. No início de 2022, 4.600 m² dessas ruas que ficam na entrada do bairro receberam recapeamento asfáltico.

Nascido e criado em Aparecidinha, o professor Eduardo Alexandre Rosa acompanhou o início das obras. “Tenho 40 anos de idade, mas tem muitos outros líderes comunitários aqui, que, muito antes disso, já lutavam por essa melhoria. Tenho certeza que outras virão para o bairro”, afirmou.

De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, o bairro histórico necessitava, há muito anos, de alguns desenvolvimentos. “Conseguimos fazer isto sem comprometer a sua história e seu patrimônio histórico”, afirma. Zamuner ressalta que as demandas em relação à praça e ao monumento histórico para o bairro ainda devem ser melhoradas.

Outra questão importante para a melhoria do bairro foi o transporte público. Em julho de 2021, houve a inauguração do Miniterminal de Ônibus (Área de Transferência) no bairro, que recebeu o nome de José Pereira Neto, cidadão emérito de Sorocaba e ex-morador de Aparecidinha.

Inauguração do Miniterminal de Ônibus Aparecidinha, em julho de 2021. - GÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
Inauguração do Miniterminal de Ônibus Aparecidinha, em julho de 2021. (crédito: GÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

A filha do homenageado, Michele Farias Pereira, ficou feliz em ter o nome do pai em um local que traria melhorias à vida da população. “Meu pai era muito trabalhador e uma pessoa de muita honra. Ficamos muito felizes por essa homenagem”, disse Michele.

O novo modelo de operação, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, tornou mais ágil o transporte. “Aumentamos a frequência dos ônibus para os bairros próximos, atendemos mais pessoas e ampliamos a abrangência dos locais servidos pela frota. O local de espera também é mais confortável, com assentos e cobertura com isolamento termoacústico”, explicou o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.

Para Paulinho isso fez uma enorme diferença. “Antes, levávamos mais de 1h30 para chegar ao terminal no Centro de Sorocaba. Hoje, tem ônibus a cada 20 minutos e leva uns 25 minutos para chegar lá”, ressalta o morador.

Lazer e Esporte

O Campo de Futebol do bairro também foi citado como um ponto importante de mudança. Antes, era bastante simples e, agora, passa também por uma revitalização. “O fim da reforma do campinho de futebol está sendo muito aguardado por todos nós. Será um grande marco de referência entre os moradores, e ainda terá grama sintética”, afirma Dimas Mota.

O local receberá gramado sintético e traves novas, em uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, via Projeto “100% Esporte para Todos”. O investimento é de R$ 1,5 milhão, custeado pelo Estado.

O campo de futebol passa por processo de revitalização com implantação de gramado sintético. - AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
O campo de futebol passa por processo de revitalização com implantação de gramado sintético. (crédito: AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

No processo, o gramado foi retirado e foram feitos serviços de terraplanagem. Depois, acontecerá a concretagem do piso e um gramado sintético será instalado pela mesma empresa responsável pelo gramado do estádio do Palmeiras, que venceu a licitação estadual.

Também foi feita a roçagem do mato no entorno do campo e o próximo passo será revitalizar os alambrados e vestiários. “Vamos buscar o apoio da iniciativa privada, ou algum outro modelo de parceria, para viabilizar essas melhorias. O campo de Aparecidinha será uma grande vitrine do esporte, com um gramado diferenciado, mais durável e de mais fácil manutenção, inclusive com a possibilidade de sediar disputas dos Jogos Abertos do Interior 2022”, comentou o secretário Pedro Souza, secretário de Esporte e Qualidade de Vida.

Geraldo Moreno, 67 anos, nascido e criado no bairro ficou surpreso com as obras no local. “Campo com gramado sintético aqui no bairro, verdade? Aparecidinha está ficando chique!”, destacou.

Cultura

Aparecidinha está recebendo em meses alternados o Cine Boa Praça, projeto de cinema itinerante que favorece a democratização do acesso às artes por meio da exibição gratuita de filmes.

É realizado desde 2012, com o apoio da Secretaria da Cultura e patrocínio da Sorocaba Refrescos, com recursos do ProAC-ICMS (Programa de Ação Cultural – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Apresentação do Circo Douver Circus, em abril de 2022. - AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
Apresentação do Circo Douver Circus, em abril de 2022. (crédito: AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

Antes de cada sessão, são realizadas atividades culturais relacionadas ao eixo temático dos filmes.

Em abril, o bairro também recebeu o Circo Douver Circus, com espetáculos e oficinas de Circo, Teatro e Dança por 17 dias. As apresentações foram viabilizadas pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua e realizadas com apoio da Prefeitura de Sorocaba. Teve a presença do Palhaço Peteleco, vencedor do quadro “Circo do Faustão”, além de outras atrações, como mágico, equilibrista, malabarista.

Saúde

Uma grande conquista para o bairro foi o início do atendimento 24 horas da UBS/PA Aparecidinha em 24 de fevereiro deste ano, uma promessa de campanha cumprida pelo prefeito Rodrigo Manga.

O local atende como UBS (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já, das 19h às 7h, nos mesmos dias, a unidade assiste a população como PA (Pronto Atendimento), nos casos de urgência e emergência. Nos fins de semana e feriados, também funciona como PA 24 horas.

Dimas comenta sobre a dificuldade que os moradores sofriam pelo fato não ter o pronto atendimento na UBS. “Como existem 11 bairros em volta do Aparecidinha, era preciso procurar atendimento médico em um deles, mas, agora, com a nossa UBS tendo o PA e sendo 24 horas, tudo está maravilhoso”.

UBS/PA 24h Aparecidinha, inaugurada em fevereiro. - AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
UBS/PA 24h Aparecidinha, inaugurada em fevereiro. (crédito: AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

Paulinho concorda: “Imagina você com um filho pequeno passando mal de madrugada, sem ônibus, carro ou transporte por aplicativo.... o que você faz? O atendimento 24 horas foi muito importante para todos nós”, afirma.

A unidade de saúde também recebeu uma revitalização completa, composta pela substituição de cabos elétricos e quadro de disjuntores; manutenção e adequações hidráulicas; pintura de paredes e esquadrias; manutenção e adequação nas portas dos consultórios e salas; fechamentos de áreas em drywall; instalação de corrimão e construção de abrigo para material de limpeza.

A reforma foi possível por meio de uma parceria com a prefeitura para doação da empresa SYL Sistema de Freios, pertencente ao grupo da RD2T Administração de Bens e Empreendimentos Imobiliários, no valor de R$ 238.435.

O prefeito Rodrigo Manga destacou o fato de o Plano de Governo de abrir quatro PAs ter sido cumprido. “A meta era abrir quatro PAs à população em até quatro anos, mas, em praticamente um ano, colocamos para funcionar os PAs Carandá, Sorocaba I, São Bento e, agora, o Aparecidinha”, pontuou.

Mais melhorias

No início de 2022, as ruas que ficam na entrada do bairro receberam recapeamento asfáltico. - AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS
No início de 2022, as ruas que ficam na entrada do bairro receberam recapeamento asfáltico. (crédito: AGÊNCIA SOROCABA DE NOTÍCIAS)

O bairro ainda terá mais melhorias. Segundo Paulinho, após a avenida 3 de março ser asfaltada por completo o trânsito será desafogado. “Temos uma entrada e saída para o bairro. Após essa obra, teremos duas e sinceramente nunca mais pegarei a Castelinho, já que é perigoso em certos horários. Além disso, isso vai atrair mais comércios e indústrias nessa área asfaltada, talvez novos empreendimentos e mais melhorias para cá”, declara.

Para o morador ainda há melhorias, mas as demandas estão sendo atendidas com muita rapidez. “Sejam buracos, problemas com materiais escolares, canos vazando ou ruas que precisam de máquinas, as respostas demoram no máximo uma semana e isso é muito importante para quem está aqui”, afirma Paulinho.

Comércio

O crescimento e melhorias do bairro coincidem com o aumento do comércio local. Um dos exemplos foi um grande hipermercado que se instalou na região. “Tínhamos um mercado menor, há mais de 20 anos aqui no bairro, mas percebemos que a região cresce e está crescendo muito. Por isso, resolvemos abrir uma unidade muito maior que comportasse essa demanda. Se não fizéssemos, outra rede faria”, afirma João Paulo Marchetti, proprietário da rede no local.

Foi construída do zero, possui 1.700 m2 e foi totalmente planejada para atender toda a população da cidade. “É uma loja conceito da Rede, já que todas as outras seguirão esta mesma linha de layout. Estou muito feliz e a loja está indo muito bem e atendendo a comunidade local”, explica. A loja gerou cerca de 100 novos empregos. (Larissa Vasconcelos - Maestro Comunicação)

Galeria

Confira a galeria de fotos