Pandemia
Faculdades de Sorocaba voltam a tornar obrigatório uso de máscaras
TJ-SP também restabeleceu a necessidade de utilizar a proteção facial em suas dependências
O uso de máscaras tornou-se novamente obrigatório em pelo menos duas instituições de ensino superior de Sorocaba. Assim como a Faculdade de Tecnologia (Fatec), o Centro Universitário Facens reimplantou a medida na quarta-feira (1º). Além disso, mais uma universidade avalia a possibilidade de retomar a determinação. Outras voltaram a recomendar a utilização, mas não exigem o item de proteção. Já duas não haviam retirado a regra, mesmo após a liberação. As unidades informam terem tomado a decisão, sobretudo, por conta da recomendação do Comitê Científico do Estado de São Paulo. Outro motivo é o aumento de novos casos de Covid-19.
Na Facens, a proteção deve ser utilizada por alunos e funcionários, em todo o campus. Na Fatec, a diretriz vale para ambientes fechados e abertos e deve ser seguida por alunos, visitantes, professores, servidores, e colaboradores terceirizados. O Centro Belas Artes pode exigir o acessório de novo, se assim for ordenado pelos órgãos municipais.
Na Universidade de Sorocaba (Uniso), Faculdade Anhanguera e na Faculdade de Direito (Fadi), o item é facultativo. A Anhanguera destacou que, se houver determinação municipal, estadual ou federal, pode readotar a medida como obrigatória. Por ora, a instituição continua recomendando o uso da proteção."
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba mantêm a obrigatoriedade.
Na Unesp Sorocaba, segundo o diretor Roberto Wagner Lourenço, por determinação da reitoria, a obrigatoriedade de máscara segue em vigor em todos os campus. É válida tanto para locais fechados, como abertos.
A Athon Ensino Superior informou que “como instituição de ensino, cumpre as determinações orientadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela área de saúde.”
A Universidade Paulista (Unip) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não responderam a reportagem até o fechamento desta edição. Conforme noticiado pelo Cruzeiro do Sul, em sua edição de ontem (2), as prefeituras de Mairinque e São Roque voltaram a obrigar o uso de máscara em salas de aula.
Também ontem, o desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, publicou portaria na qual informa que fica restabelecido o uso obrigatório de máscaras faciais nas dependências dos prédios do TJ-SP. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)