Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reconhecimento

Faculdade de Medicina de Sorocaba já graduou quase 5 mil profissionais

Ministério da Educação considera excelente o projeto pedagógico inovador da instituição

25 de Junho de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Ulisses Del Nero, Luiz Ferraz de Sampaio Neto, Laelso Rodrigues, João José Sabongi Neto, Godofredo Campos Borges e Fernando Antonio de Almeida.
Ulisses Del Nero, Luiz Ferraz de Sampaio Neto, Laelso Rodrigues, João José Sabongi Neto, Godofredo Campos Borges e Fernando Antonio de Almeida. (Crédito: CEZAR RIBEIRO (23/6/2022))

Com 71 anos de história e a primeira Faculdade de Medicina do interior do Brasil, o curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba já formou quase cinco mil médicos. O curso recentemente foi avaliado pelo Ministério da Educação e considerado excelente por seu projeto pedagógico inovador, o que coloca a Faculdade de Medicina de Sorocaba entre as melhores do País. Com grande parte de professores mestres e doutores, a faculdade, recentemente, teve a honra de ter a médica Diana Tannos, de 93 anos, formada pela primeira turma de medicina da cidade, premiada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

A médica Diana Tannos recebeu a honraria “Dra. Maria Augusto Generoso Estrela”, que é a primeira médica brasileira a atuar no Brasil, formada em 1881. A homenagem, recebida no último dia 11 de abril, foi criada pelo Cremesp e teve 14 médicas indicadas, por suas atuações no exercício da medicina, na ciência e no cuidado de pacientes.

O atual diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, ou Faculdade de Medicina de Sorocaba, Dr. Godofredo Campos Borges, disse que a médica aposentada Diana Tannos recebeu 30,9% dos votos e recebeu o prêmio. “Além de ser da primeira turma da faculdade, a Dra. Diana também foi a primeira pessoa a se inscrever no vestibular para o curso de medicina de Sorocaba. Foi uma honra a Dra. Diana ter sido indicada entre 14 mulheres e ainda mais pelo fato de ela ter sido premiada. Ela é um ícone para nós e para todo mundo que a conheceu na faculdade, onde ela foi professora por muitos anos. Ficamos muito honrados com a homenagem que a Diana recebeu do Cremesp”, disse Campos Borges.

O diretor da faculdade também falou sobre a recente homenagem que o Cremesp fez aos médicos de Sorocaba pelos 50 anos de profissão, no mês passado. Além de Diana Tannos, outros nove médicos com mais de 50 anos de formados também foram homenageados com medalhas e certificados de honra.

“Ficamos muito gratos pela cobertura que o jornal Cruzeiro do Sul fez por conta dos dois eventos. A Faculdade de Medicina de Sorocaba está muito bem estabelecida e com um currículo de vanguarda, com três anos de internato. Então, o aluno do curso de medicina, desde o início, já sai a campo para aprender como é o atendimento junto aos pacientes”, disse.

Campos Borges citou ainda os programas de residência médica da faculdade e os de pós-graduação, todos na área da saúde. “A faculdade tem seu próprio hospital, além de convênios bem estabelecidos tanto com o município como com o governo estadual. Além de uma sólida formação tanto para o graduando e depois os cursos de residência médica e de pós-graduação”.

O coordenador da pós-graduação, Dr. Fernando Antonio de Almeida, disse que atualmente são 27 programas de pós-graduação, sendo a maior parte dos cursos na capital paulista, na PUC-SP, e dois em Sorocaba. “Aqui, na cidade, um foi criado em 2011 e é voltado para todos os profissionais da área da saúde, que é sobre educação nas profissões de saúde, com foco para a formação de professores. O outro foi criado no ano passado e é sobre biomateriais e medicina regenerativa, e que possui um dos melhores laboratório de biomateriais do Brasil”, disse Almeida.

Já o médico Luiz Ferraz de Sampaio Neto, que é o atual chefe da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da faculdade, reforça a história da instituição de ensino superior em Sorocaba e sua importância na formação de médicos. “O curso de medicina da PUC Sorocaba possui uma proposta inovadora, desde a graduação até a pós-graduação, com professores mestres e doutores, o que a diferencia de outros cursos existentes por todo o País”. Ele destaca ainda a importância da telemedicina que avançou por conta da pandemia da Covid-19. “Por meio da telemedicina eu atendo pacientes em outros países, por meio de consultas virtuais. É um avanço que veio para ficar”, disse.

Os diretores da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) em Sorocaba, da PUC-SP, visitaram a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, na tarde de quinta-feira (23), e foram recebidos pelo membros do Conselho de Administração da FUA, Laelso Rodrigues e João José Sabongi Neto. (Ana Claudia Martins)