Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 2 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Áreas públicas viram ‘motéis a céu aberto’

Locais com pouca iluminação como a avenida Quinze de Agosto e a Usina Cultural são os preferidos

22 de Setembro de 2023 às 23:01
Conhecido como
Conhecido como "Porto do Sexo", o Porto das Águas, próximo ao Parque das Águas, é bastante movimentado à noite (Crédito: WILMA ANTUNES (17/9/2023))

 

Em Sorocaba, existem espaços públicos com pouca iluminação que servem de cenário para o cruising. Essa é uma prática ilegal que envolve encontros sexuais consensuais entre pessoas desconhecidas. O Cruzeiro do Sul identificou pelo menos cinco pontos da cidade onde o cruising é realizado. Dois deles estão próximos da avenida Quinze de Agosto e já são conhecidos pelos frequentadores pelos apelidos de “Porto do Sexo” e “Barracão da Pegação”. Para elaborar esta reportagem, a equipe do jornal acompanhou o movimento de algumas dessas áreas durante duas semanas, entre os dias 4 e 17 de setembro.

Porto do Sexo

Um dos pontos de cruising na cidade é o Porto das Águas, que fica próximo ao Parque das Águas. Nesse local, há uma área que dá acesso aos lagos do porto, onde quem caminha pela pista pode se surpreender com cenas de sexo explícito. À noite, a movimentação de carros e motocicletas é maior, e os frequentadores usam o farol dos veículos para escolher os parceiros. Se houver interesse mútuo, os carros viram motéis sobre rodas.

Essa prática é considerada ato obsceno pelo artigo 233 do Código Penal Brasileiro, que prevê detenção de três meses a um ano, ou multa, para quem o praticar em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. No entanto, isso não impede que alguns frequentadores se exponham ainda mais no Porto do Sexo. A reportagem flagrou um homem nu, se masturbando em um carro com as portas abertas. Em outro canto, dois homens se limpavam com camisetas após o ato sexual.

Ocupantes de carros e motociclistas usam o local para praticar sexo  - FÁBIO ROGÉRIO (19/9/2023)
Ocupantes de carros e motociclistas usam o local para praticar sexo (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/9/2023))

O Porto das Águas foi inaugurado em dezembro de 2016 pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio. O espaço tem 1.100 metros de pista de caminhada e vários pontos para descanso. Mas o que deveria ser um parque para o lazer dos munícipes se tornou um local perigoso e usado para encontros sexuais, causando constrangimento aos visitantes.

Barracão da Pegação

Outro ponto fica em um complexo de barracões industriais, próximo à avenida Quinze de Agosto. Durante o dia, o local é tranquilo, mas à noite, casais hétero e homossexuais chegam para fazer sexo. Entre as quatro paredes dos barracões vazios vale tudo. As câmeras de segurança de algumas empresas não intimidam os frequentadores. O local tem iluminação, mas quem entra nas ruas e alamedas do complexo recebe farol na cara. É a senha para o flerte.

Usina Cultural

A Usina Cultural, na marginal direita do rio Sorocaba, também é famosa por esse tipo de prática. Em janeiro deste ano, o Cruzeiro do Sul denunciou os encontros sexuais e o uso de drogas no local. Após a matéria, a Prefeitura de Sorocaba fez reparos na iluminação pública da via e planejou ampliar a segurança.

A reportagem voltou recentemente à rua que dá acesso à usina e verificou que, de fato, o local está mais iluminado. Além disso, empresas responsáveis pelo local instalaram um portão e câmeras de segurança no fim da rua, próximo ao prédio. No entanto, as medidas não foram suficientes para acabar com o problema. O espaço para o cruising apenas diminuiu. Pessoas continuam frequentando a área pública e praticando sexo explícito.

Outros pontos

Além do Porto das Águas, dos barracões industriais e da usina cultural, também há relatos de pontos de cruising nas pistas de caminhada da praça do Campolim e do bairro do Júlio de Mesquita, assim como os famigerados banheirões -- relações sexuais em banheiros de terminais rodoviários, supermercados, shoppings, entre outros.

Falta de segurança

Nas duas semanas em que a equipe do jornal visitou os pontos de cruising, em dias alternados, nenhuma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) ou da Polícia Militar (PM) foi avistada. Esses locais, além de serem usados como motel pelos fetichistas, oferecem risco aos cidadãos, pois há vestígios de consumo de drogas.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Sorocaba informou que os locais citados pela reportagem têm baixo índice de ocorrências. Em 2022, a GCM registrou apenas uma averiguação; e neste ano, nenhuma. A administração municipal afirmou que a GCM faz patrulhamento preventivo nesses locais, em horários diversos e alternados, para ampliar a cobertura e surpreender os infratores.

O Executivo informou, ainda, que vai reforçar a segurança nesses lugares, para garantir o bem-estar dos munícipes que usam os parques e seus arredores. Uma das intervenções urbanísticas previstas é o alteamento de trecho da avenida Quinze de Agosto. “Essa obra faz parte do Programa Sorocaba Tem Pressa e será financiada pelo Fonplata Banco de Desenvolvimento. O objetivo é evitar alagamentos causados pelo transbordamento do rio Sorocaba, em épocas de chuva forte. A obra inclui outras melhorias viárias, como calçada, ciclovia e iluminação pública com lâmpadas em LED”, destacou.

O projeto da obra está sendo elaborado e a licitação para contratar a empresa que vai executar o serviço deve ser aberta ainda neste ano. O início dos trabalhos está previsto para 2024.

Por fim, a Prefeitura ressaltou que a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as demais autoridades policiais do município contam com o apoio da população para denunciar crimes ou irregularidades nos locais. Os telefones para contato são 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos