Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 2 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Legislativo Sorocabano

Bairro Empreendedor é aprovado pelos vereadores

26 de Setembro de 2024 às 22:06
Câmara também aprovou o dia de conscientização da síndrome de burnout
Câmara também aprovou o dia de conscientização da síndrome de burnout (Crédito: EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

Dois projetos foram aprovados ontem (26) em segunda discussão durante sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Os temas tratam-se de burnout e o programa Bairro Empreendedor. Antes de seguirem para apreciação do Executivo, os projetos precisam ser analisados pela última vez pelos vereadores para adição ou retirada de algum ponto.

O burnout - também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso - pode ganhar um dia de conscientização em Sorocaba. O projeto nº 63/2024 propõe que a data seja celebrada anualmente no dia 10 de outubro.

Com isso, a semana em torno da data será dedicada à realização de ações de prevenção e diagnóstico precoce da Síndrome de Burnout, bem como a promoção da saúde do trabalhador e a orientação sobre o acesso à atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), divulgados no ano passado, aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.

Já o programa Bairro Empreendedor conta com vários objetivos: fortalecimento dos núcleos comerciais nos bairros e contribuição com o desenvolvimento econômico em todas as regiões do município, apoio às atividades informais no sentido de garantir sua inserção no mercado formal, facilitar o financiamento das atividades econômicas, notadamente para a micro, pequenas e médias empresas.

O autor do projeto, em sua justificativa, esclareceu que estimular a cultura empreendedora é necessária. Ele disse ainda, que 44% das pequenas e microempresas do Brasil atuam no comércio, segundo dados do Sebrae. E acrescenta que, quanto maior for o seu número, mais oportunidades de emprego para a população, uma vez que 52% dos empregos brasileiros formais são nesse tipo de negócio.

Em pausa

A declaração da Fundec como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Sorocaba segue em tramitação, após a derrubada do parecer contrário. Já o projeto que prevê a instituição do sistema colaborativo de recarga do cartão do Sistema de Transporte Integrado e da Unidade Itinerante de Atendimento ao Consumidor saiu de pauta. (Da Redação)