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Transporte

Nova Rodoviária é construída em área considerada estratégica

Previstas para terminar no fim de 2025, obras vão custar R$ 55 milhões aos cofres públicos

05 de Novembro de 2024 às 22:00
Localizado na Avenida Doutor José Bella Neto, novo terminal rodoviário terá 38.240,70 metros quadrados de área construída
Localizado na Avenida Doutor José Bella Neto, novo terminal rodoviário terá 38.240,70 metros quadrados de área construída (Crédito: ARTHUR BRANÇAM MANOEL)


A Prefeitura de Sorocaba firmou, em 26 de agosto, contrato com a empresa Consórcio TMS Increte Pisos visando à construção da Rodoviária localizada no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na altura do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Com previsão de conclusão para o fim de 2025, o projeto marca um passo importante no plano de mobilidade urbana do município e representa um investimento de R$ 55,9 milhões.

As obras, financiadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF), com dotação orçamentária garantida pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, tiveram o edital de contratação publicado em 23 de agosto.

A administração do contrato ficou a cargo do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), vinculado à Secretaria de Administração de Sorocaba, responsável pelo gerenciamento da obra e pelo cumprimento da garantia de cinco anos após a entrega.

Localizado na Avenida Doutor José Bella Neto, o novo terminal rodoviário terá 38.240,70 metros quadrados de área construída. No local haverá cinco pavimentos e o projeto inclui um centro comercial com praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, terraço, jardins e estacionamentos.

A obra faz parte do Programa Sorocaba Tem Pressa, lançado em 2021 para impulsionar a mobilidade urbana no município.

Novo ponto de conexão

A nova Rodoviária será integrada ao sistema de transporte público de Sorocaba, incluindo o BRT e os corredores do transporte, com o propósito de oferecer uma solução moderna de mobilidade e atender à crescente demanda por um serviço de transporte mais eficiente. “O objetivo é proporcionar à população uma experiência de transporte mais integrada e acessível, alinhada com os padrões mais avançados de mobilidade”, afirma o Cadi.

Estrutura para o futuro

Com uma rodoviária construída na década de 1970 e localizada no Jardim Vergueiro, região central de Sorocaba, a necessidade de um novo terminal vinha sendo discutida há décadas.

As instalações antigas, segundo a Prefeitura de Sorocaba, são vistas como obsoletas e ineficientes, sem atender plenamente às atuais necessidades de mobilidade urbana.

A localização central, com restrições de espaço e acesso, tornou a estrutura menos funcional para o tráfego e para o deslocamento de passageiros.

O objetivo do Poder Público, informa o Cadi, é oferecer à população um serviço moderno, em linha com o que existe de mais avançado no segmento, com conforto, comodidade, eficiência e toda segurança.

O Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação acrescenta que o novo terminal deve atender de maneira eficiente às necessidades dos usuários e se integrar plenamente ao sistema de transporte coletivo da cidade, incluindo os corredores de transporte e o BRT. (João Frizo - programa de estágio)

 

 

 

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