Transporte
Nova Rodoviária é construída em área considerada estratégica
Previstas para terminar no fim de 2025, obras vão custar R$ 55 milhões aos cofres públicos

A Prefeitura de Sorocaba firmou, em 26 de agosto, contrato com a empresa Consórcio TMS Increte Pisos visando à construção da Rodoviária localizada no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na altura do quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Com previsão de conclusão para o fim de 2025, o projeto marca um passo importante no plano de mobilidade urbana do município e representa um investimento de R$ 55,9 milhões.
As obras, financiadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF), com dotação orçamentária garantida pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, tiveram o edital de contratação publicado em 23 de agosto.
A administração do contrato ficou a cargo do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), vinculado à Secretaria de Administração de Sorocaba, responsável pelo gerenciamento da obra e pelo cumprimento da garantia de cinco anos após a entrega.
Localizado na Avenida Doutor José Bella Neto, o novo terminal rodoviário terá 38.240,70 metros quadrados de área construída. No local haverá cinco pavimentos e o projeto inclui um centro comercial com praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, terraço, jardins e estacionamentos.
A obra faz parte do Programa Sorocaba Tem Pressa, lançado em 2021 para impulsionar a mobilidade urbana no município.
Novo ponto de conexão
A nova Rodoviária será integrada ao sistema de transporte público de Sorocaba, incluindo o BRT e os corredores do transporte, com o propósito de oferecer uma solução moderna de mobilidade e atender à crescente demanda por um serviço de transporte mais eficiente. “O objetivo é proporcionar à população uma experiência de transporte mais integrada e acessível, alinhada com os padrões mais avançados de mobilidade”, afirma o Cadi.
Estrutura para o futuro
Com uma rodoviária construída na década de 1970 e localizada no Jardim Vergueiro, região central de Sorocaba, a necessidade de um novo terminal vinha sendo discutida há décadas.
As instalações antigas, segundo a Prefeitura de Sorocaba, são vistas como obsoletas e ineficientes, sem atender plenamente às atuais necessidades de mobilidade urbana.
A localização central, com restrições de espaço e acesso, tornou a estrutura menos funcional para o tráfego e para o deslocamento de passageiros.
O objetivo do Poder Público, informa o Cadi, é oferecer à população um serviço moderno, em linha com o que existe de mais avançado no segmento, com conforto, comodidade, eficiência e toda segurança.
O Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação acrescenta que o novo terminal deve atender de maneira eficiente às necessidades dos usuários e se integrar plenamente ao sistema de transporte coletivo da cidade, incluindo os corredores de transporte e o BRT. (João Frizo - programa de estágio)
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