Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 3 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuva

Alagamentos chegam mais cedo neste ano

Excesso de água invadiu casas e interrompeu o trânsito em principais avenidas de Sorocaba

08 de Novembro de 2024 às 23:05
Cheia do rio Sorocaba invadiu residências na rua Adolpho Goldman, no Parque Vitória Régia 2. Problema no bairro é recorrente
Cheia do rio Sorocaba invadiu residências na rua Adolpho Goldman, no Parque Vitória Régia 2. Problema no bairro é recorrente (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2024))

Todos os anos a mesma cena se repete — enchentes em Sorocaba. No entanto, dessa vez, os problemas estão começando mais cedo. O verão, época propícia para esse problema, começa somente em 21 de dezembro, mas os transtornos ocasionados pelas intensas mudanças climáticas já atingem a cidade antes do final da primeira quinzena de novembro. Ontem (8) foi o terceiro dia de alagamentos na cidade em menos de um mês.

Após as fortes chuvas registradas entre a noite de quinta e madrugada de ontem, o cenário encontrado pela população foi de lama e muita água em ruas e avenidas de Sorocaba. Dezenas de vias ficaram alagadas. Os trechos foram interditados pela prefeitura e foi necessário realizar uma força-tarefa para limpar as áreas afetadas na cidade. Até a tarde de ontem, ainda havia ruas cheias d’água.

As ocorrências de alagamentos começaram a ocorrer na noite de quinta-feira (7). Houve, inclusive, registros de enxurradas na avenida Armando Pannunzio, na zona oeste, e avenidas Itavuvu e Ipanema, na zona norte. Ainda no período da noite, algumas vias, como a Dom Aguirre, Juvenal de Campos, 15 de Agosto e outras nas regiões da praça da Bandeira, Jardim Marly e Jardim Itapemirim já estavam interditadas.

No período da manhã, a equipe do Cruzeiro do Sul percorreu alguns pontos da cidade para fazer um balanço dos estragos. O Parque das Águas ainda estava inundado, assim como as vias da região. Alagamentos foram registrados nas avenidas Dom Aguirre e 15 de Agosto. O mesmo ocorreu nas ruas Maria do Carmo Mendes, João Mendes Gomes e Antônio Gomes, travessas da avenida Arthur Bernardes. Nesses pontos, moradores foram prejudicados. A rua Ingrácia Angrisani Gomes, localizada ao lado da bacia de contenção, novamente, foi uma das mais prejudicadas. Os munícipes precisaram deixar as residências.

Problemas também foram registrados no Parque Vitória Régia 2, na zona norte. Um trecho da rua Adolpho Goldman ficou alagado e a água invadiu as casas. Transtornos ocorreram também do outro lado da cidade, no Jardim Faculdade, na zona sul. Na manhã de ontem (8), equipes da Prefeitura limparam a rua Professor José Odin de Arruda, assim como a Antônio Andrade, além das avenidas Juvenal de Campos e Dom Aguirre.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, devido a alagamentos houve interdição na rua Karim Jammal, avenida Dom Aguirre, rua Jorge Bacelli, avenida Juvenal de Campos, rua Campos Salles, rua Maria Cinto de Biaggi, rua Abílio Moisés, rua Padre Lara de Moraes, rua José Vieira Barrada, rua Lourenço Martins, rua Elzo Salvestro Bolina, rua João Mendes Gomes, rua Carlos Spanghero, avenida Artur Bernardes, rua João Francisco Neves, rua Hermolau Del Cistia, rua José Odin de Arruda, rua João Gabriel Mendes, rua Guilherme Tersi, rua Manoel Corrêa, rua Marília de Oliveiras, rua Luiz Amaral Wagner, rua Gustavo Monteiro Filho, rua Manoel Alves de Camargo, rua Marechal Castelo Branco, rua Saliba Mota, rua José Antônio Alvarenga, rua Comendador Vicente do Amaral, rua Paulo Setúbal, rua Paulo Monte Serrat, rua Antônio Lopes Furtado, rua Capitão Alfredo Cardoso, rua Barão de Tibagy, rua Ananias Pires do Amaral, rua João Quariglia, trecho da avenida Pereira Ignácio com a avenida Washington Luís e os arredores da praça da Bandeira.

A maioria das vias interditadas foi liberada no período da manhã. No Jardim Pelegrino, Central Parque e na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes aconteceram quedas de árvores.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informou que fez serviços na rede de drenagem e identifica outros pontos que necessitam de intervenção emergencial.

Os canais de contato em caso de emergências são: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199). Outro contato é pelo WhatsApp (15) 99198-3049.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos