Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 4 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zeladoria

Ratos e baratas infestam ruas da região central de Sorocaba

Moradores e comerciantes estão preocupados com a situação

22 de Novembro de 2024 às 22:00
Gabrielle Camargo Pustiglione gabrielle.camargo@jornalcruzeiro.com.br
Lixeiras com restos de comida atraem roedores e baratas
Lixeiras com restos de comida atraem roedores e baratas (Crédito: CORTESIA)

Comerciantes e moradores da região central de Sorocaba estão incomodados com a infestação de ratos e baratas nas ruas Barão do Rio Branco, José Bonifácio e Álvaro Soares. Entre as razões apontadas estão o uso inadequado das lixeiras para o depósito de restos de comida, a falta de manutenção e limpeza dos equipamentos, bueiros sujos, além do mato que cresce nas calçadas e imóveis abandonados que acumulam lixo. O Cruzeiro do Sul constatou ontem (22) que dentro dos contêineres havia sacos com restos de comida. Alguns deles estavam abertos.

A situação fez com que Neuza R. de Oliveira, moradora na rua José Bonifácio há mais de 60 anos, precisasse vedar todas as portas e janelas de sua casa para não receber as visitas indesejadas dos roedores e barata. “Tem aparecido com frequência. Uma vez me deparei com a presença de mais de vinte baratas. Eu uso produtos, vedei as portas para combater a invasão dos bichos e evito abrir a porta durante a noite, período em que eles aparecem. O centro produz muito lixo, mas o descarte é feito de maneira inadequada. Deparo-me sempre com a presença de lixos abertos e resto de comida espalhados, e aí vira essa infestação”, reclamou.

Um comerciante, que preferiu não se identificar, contou que já presenciou a cena de ratos entrando e saindo das lixeiras e de tubulações. “Uma vez um rato ficou preso no cano devido à sujeira. A presença de lixo, mato alto, sem manutenção fazem com que tenha essa infestação. Um perigo para a saúde. Ratos transmitem leptospirose”, falou o comerciante.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema) informou que o serviço de coleta de resíduos sólidos atende à região central, incluindo as ruas citadas, diariamente, a partir das 17h. O centro também conta com contêineres, que atendem à capacidade de resíduos gerados. Ainda, há o serviço de lavagem da rua, realizado semanalmente.

A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) informou que enviará equipe para desratização nas bocas de lobo, nos locais indicados. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) colocou na programação, como prioridade, a roçagem e capinação dos pontos.

O Saae/Sorocaba informou que realiza a manutenção preventiva e limpeza regularmente das galerias. (Gabrielle Camargo Pustiglione)