Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 3 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Audiências

Câmara garante que Plano Diretor está pronto para ser votado

Apesar de novas discussões, Câmara afirma que projeto tem que ser aprovado ainda este ano

07 de Dezembro de 2024 às 21:55
Interessados nos debates acompanham o encontro e reclamam da falta de tempo
Interessados nos debates acompanham o encontro e reclamam da falta de tempo (Crédito: VANESSA FERRANTI)

As discussões do Plano Diretor de Sorocaba têm mobilizado vários grupos, entre políticos e algumas associações de moradores. Alguns questionam que precisam de mais tempo para análise da lei. Por outro lado, a prefeitura apresenta argumentos de que o projeto que vai definir o desenvolvimento da cidade está pronto para ser votado e traz melhorias.

Ontem (7) pela manhã, por exemplo, nova audiência pública foi realizada na Câmara Municipal. Poucas pessoas estavam presentes, mas houve reclamação por parte de alguns com relação ao tempo para perguntas.

Questionamentos

A psicóloga Laura Freitas, da Associação dos Moradores de Bairros Residenciais (AMBR) Jardim Pagliato e Região, também quer opinar sobre a nova lei. Ela, inclusive, aponta a falta de preocupação com o meio ambiente.

Também reclama que, na região onde mora, as áreas residenciais estão sendo transformadas em prediais. “Eu realmente comprei um lugar para morar com natureza e o que estão tentando fazer é acabar com a nossa natureza. Inclusive, estão tentando fazer uma malha viária que vai passar na Praça da Paz, onde temos remanescentes de Mata Atlântica”, explica Laura.

Discussão antecipada

Outro que defende que a nova proposta para o Plano Diretor seja discutida com tempo é o vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas) e presidente do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Comuplan),Henrique Deliberali.

Para ele, a discussão não deve ocorrer apenas a cada dez anos. “Não vamos deixar para o último ano, porque hoje tem tecnologia e Sorocaba é uma cidade pujante”, afirma. “Está vindo muita gente de várias cidades e estados a Sorocaba e esse crescimento é exponencial. Então, por isso, tem de antecipar esse 10º ano e fazer essa manutenção do Plano Diretor para que seja revisto daqui três, cinco anos.”

Três eixos principais

O Plano Diretor é dividido em três eixos principais, separados por categoria: ambiental, viário e de zoneamento. Presente na audiência pública, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maurício Campanati, garante que uma das prioridades é a preservação ambiental.

Conforme ele, a prefeitura está preocupada com as mudanças climáticas e, por conta disso, há a proposta de aumento da área de preservação ambiental, em especial dos cursos de rios e córregos da cidade, bem como dos mananciais.

“É um grande passo que Sorocaba dá no sentido de sustentabilidade. Entendo que a cidade está crescendo, mas, mesmo assim, preocupada com a qualidade ambiental do município”, acrescenta.

Além de Campanati, o encontro na Câmara também contou com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Glauco Fogaça; com o engenheiro sanitarista e ambiental da Secretaria de Planejamento, Tiago Suckow, e com o engenheiro civil Adilson Junior.

30 de dezembro

Em nota, a Câmara de Sorocaba informou que não existe a possibilidade legal de o projeto ser votado no ano que vem, de acordo com o disposto no Estatuto das Cidades. Assim, a votação como matéria final será realizada em sessão extraordinária agendada para 30 de dezembro. (Da Redação)