Tecnologia
Portaria remota se espalha em condomínios
Tecnologia de monitoramento a distância tem vantagens, mas ainda há resistência de moradores

A portaria remota tem se firmado como uma solução presente nos condomínios. Esse sistema, que utiliza tecnologia para gerenciar o acesso aos edifícios, conquista cada vez mais espaço no mercado e vem se tornando comum em Sorocaba. Diferentemente dos modelos tradicionais, a portaria remota opera por meio de uma central humanizada, a distância, que controla os acessos.
A especialista em serviço de portaria e segurança, Cristiane Oliveira, acredita que existem dois principais fatores que contribuíram para o crescimento da adesão do serviço de portaria remota: o fator tecnológico e econômico. Segundo ela, a portaria remota teve um crescimento de 100% com relação ao ano passado.
Uma das principais vantagens do serviço é a redução no custo com mão de obra de salários, benefícios, encargos trabalhistas, o que para um condomínio é um dos valores mais elevados.
“A portaria remota reduz a necessidade de uma estrutura física para manter os funcionários. Em contrapartida é necessário o aumento na segurança no fator tecnológico pois o local é monitorado pela central 24 horas, com profissionais treinados para atendimentos e intercorrências que possam acontecer”, explica a especialista.
Outro fator importante que beneficia a portaria remota é o acesso ao condomínio, observa Cristiane. “O rigor da entrada ao condomínio é muito maior, apenas moradores e pessoas autorizadas através do QR Code, tags, reconhecimento facial. Toda movimentação da portaria fica gravada no sistema gestor da portaria remota, podendo ser acessada para identificações necessárias. A incidência de erro humano é muito reduzida em comparação ao controle manual”, descreve.
Cristiane Oliveira conta que empreendimentos têm procurando o serviço de portaria remota para implantação antes da venda do imóvel. “A procura é para agregar valor e reduzir as taxas condominiais. Essa redução, vai muito além do salário do porteiro físico, significa redução na conta de energia, água, sala para descanso e refeição, banheiros entre outros recursos utilizados para manter uma portaria presencial”, explica.
Sobre falhas no serviço, ela lembra que “a portaria remota depende 100% de tecnologia, então falhas técnicas podem ocorrer por conta da energia elétrica, da internet local ou defeito nos equipamentos, por isso a importância de contratar uma empresa idônea”.
Assim como todo serviço de portaria, situações urgentes podem ocorrer, como exemplo incêndio ou invasão. Cristiane explica que é nessa hora que entra em ação a equipe para atendimento e acionamento dos órgãos responsáveis, como polícia, bombeiros, síndicos ou responsáveis.
Cristiane salienta que para mitigar as desvantagens, toda infraestrutura precisa ser muito bem planejada e a equipe deve contar com especialistas em segurança que poderá fazer esse planejamento. Ela explica que ainda há pessoas resistentes à tecnologia, principalmente pelo público de mais idade que estava acostumado a conversar e interagir mais com os porteiros. “Aos poucos estamos provando que é um caminho sem volta e a tecnologia na segurança veio para ficar quando bem administrada”, avalia.
Síndico
Redução no custo é um dos principais fatores pela procura pelo serviço de portaria remota explica o síndico profissional Luiz Baddini. “A procura pelo serviço de portaria remota é grande e devido ao custo ser muito menor que a portaria presencial é possível ver mês a mês a economia trazida pelo sistema”, explica o profissional.
Sobre as críticas a esse tipo de serviço, Baddini explica que os condomínios horizontais ainda resistem ao serviço de portaria remota. “Os horizontais não se sentem seguros devido a extensão de área destes empreendimentos e mesmo com a resistência tivemos um aumento expressivo na procura pela portaria remota nos últimos três anos.”
Entre os principais problemas relatados sobre a portaria remota é a demora na liberação do visitante pelo funcionário da portaria que está a distância. Cristiane Oliveira explica que a segurança é mais rigorosa, porém o sistema de reconhecimento facial tem agilizado muito. Ela observa que no presencial o processo é o mesmo, mas diretamente com o porteiro.
O mesmo problema ocorre com os entregadores de alimentos, que ficam mais tempo esperando a liberação devido ao processo de cadastro, seja no presencial ou no remota.
Abese
Os dados estatísticos apontam crescimento do segmento de monitoramento e portaria eletrônica em 2024. A pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) mostra que, atualmente, 37% dos imóveis contam com algum tipo de sistema de monitoramento, o que demonstra a sensação de insegurança dos brasileiros e como a tecnologia está se tornando uma aliada para prevenir e solucionar ocorrências, desde assaltos até questões com a vizinhança.
Mais de 12 mil condomínios já adotaram soluções de portaria remota em todo Brasil. Com a tecnologia, 80% de todos os processos de validação de entrada e saída de visitantes, prestadores de serviço e habitantes são checados eletronicamente, dificultando a ação de grupos criminosos.
Galeria
Confira a galeria de fotos