Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 3 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Viaduto que interligará avenidas Fernando Stecca e Independência fica pronto em abril

08 de Março de 2025 às 20:30
Dispositivo viário visa melhorar o fluxo do trânsito na região do Alto da Boa Vista
Dispositivo viário visa melhorar o fluxo do trânsito na região do Alto da Boa Vista (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

As obras de construção do viaduto que interligará as avenidas Fernando Stecca e Independência, na zona leste de Sorocaba, sofreram atraso no cronograma por fatores externos. No entanto, mesmo com as condições desfavoráveis, a intervenção deve ser finalizada em abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias (Separ), 80% dos trabalhos já foram concluídos.

Entre os principais desafios enfrentados, está a necessidade de ajustes técnicos para a obtenção de aprovações pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). “Esse processo, essencial para garantir a regularidade e a segurança do empreendimento, demandou tempo adicional para o cumprimento, uma vez que a avenida Independência tem jurisdição estadual e não municipal”, explica a pasta municipal.

Além disso, as fortes chuvas registradas no fim de 2024 e no início de 2025 afetaram diretamente a etapa de construção do aterro armado, uma das primordiais do projeto. Conforme a Separ, esse tipo de estrutura depende de condições climáticas favoráveis para a correta compactação e estabilidade do solo. Desta forma, as precipitações dificultaram a execução dos serviços no prazo inicialmente previsto.

“Apesar desses contratempos, a Separ reforça que o cronograma atualizado está sendo rigorosamente seguido e a previsão de conclusão da obra está mantida para abril de 2025”, afirma.

Sobre as obras

Com um investimento de aproximadamente R$ 11,8 milhões, o objetivo da construção do dispositivo viário é melhorar o fluxo do trânsito na região do Alto da Boa Vista, bem como no trecho inicial da Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-075). As obras estão sendo feitas pela Construtora Etama, vencedora da licitação.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, em abril de 2024, no início das obras, a travessia contará com aproximadamente 23 metros de extensão, com duas faixas de rolamento e calçada para pedestres. Desta forma, o trecho passará a contar com um sistema binário, com entrada na avenida Fernando Stecca, pela avenida Independência. Já a saída a partir da Fernando Stecca, rumo à Independência, será direta, pelo viaduto. (Da Redação)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos