Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Jet garante que fiscaliza uso de patinetes elétricos na cidade

09 de Abril de 2025 às 22:17
Apesar de orientação, crianças são vistas nos veículos
Apesar de orientação, crianças são vistas nos veículos (Crédito: ARTHUR BRANÇAM MANOEL / ARQUIVO JCS (17/1/2025))

A operadora de patinetes elétricos Jet, que gerencia mais de 500 veículos desse tipo em Sorocaba, se manifestou sobre os flagrantes de menores de 18 anos usando esses veículos, como mostrou reportagem publicada na terça-feira (8). A empresa informa que mantém uma equipe de colaboradores nos principais pontos de fluxo de patinetes para coibir práticas irregulares.

“O cadastro no aplicativo só é permitido para maiores de 18 anos, que confirmam ciência com os termos de uso dos veículos. Quando há práticas irregulares, os clientes são notificados sob pena de bloqueio das contas”, informa a Jet em nota.

As principais regras, segundo a empresa, são de que os usuários sejam maiores de 18 anos; não andem em duplas; não estejam sob efeito de álcool; não utilizem o patinete para transporte de cargas; e que estacionem nos pontos de estacionamento adequados. Tudo é informado, de acordo com a Jet, por imagens e mapa do próprio aplicativo, Reels (vídeos do Instagram) prévios ao início de cada viagem e no termo de condições de uso.

A empresa também informa que a notícia da fiscalização em Salvador-BA, onde também atua, e que resultou no bloqueio de 500 contas de usuários, foi “uma estratégia alinhada entre a administração municipal de Salvador e a empresa”. Em caso de infrações, a pessoa pode denunciar via mensagem privada para o Instagram (@jet.azul) ou diretamente com a equipe de suporte no aplicativo da Jet, para averiguação caso a caso, informa a empresa.

A Jet também respondeu sobre o perfil dos usuários sorocabanos de patinetes elétricos. Apesar de não existirem dados sociodemográficos sobre eles na empresa, a Jet conseguiu mensurar que, de modo geral, cerca de 30% das viagens realizadas se dão por meio de assinaturas de usuários. “Nesse sentido, são clientes que costumam utilizar, geralmente, em manhãs ou fins de tarde em dias úteis, complementando o trajeto de casa para o trabalho ou à universidade”, analisa a nota da assessoria de comunicação da empresa. (Da Redação)