Economia circular
Sorocaba terá Jornada de Descarbonização
Programa tem como objetivo apoiar as indústrias paulistas na transição para um futuro mais sustentável e competitivo

Com uma indústria diversificada e em áreas como farmacêutica, química, de alimentos, bebidas, máquinas, veículos e insumos agrícolas, o município de Sorocaba receberá na próxima terça-feira (15), às 9h, a Jornada de Descarbonização. O programa tem como objetivo apoiar as indústrias paulistas na transição para um futuro mais sustentável e competitivo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://sp.senai.br/evento-JD-sorocaba.
A Jornada de Descarbonização — uma iniciativa conjunta entre Fiesp, Senai e Sebrae — consiste em consultorias e projetos estruturados em seis etapas que visam à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE): diagnóstico, gestão de dados, inventário de GEE, melhoria de processos, plano de redução e implementação. O programa é para todas as indústrias, sendo gratuito para aquelas com faturamento anual bruto de até R$ 8 milhões.
“Vivemos um momento em que os países estão intensificando os esforços para mitigar as emissões de gases visando atender aos acordos internacionais e seguir rumo a uma economia de baixo carbono. Podemos e devemos utilizar as ferramentas disponíveis para acompanhar as tendências mundiais e tornar a indústria paulista cada vez mais competitiva diante desses desafios”, diz Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical e vice-presidente da Fiesp.
Até 2035, o Brasil tem como meta reduzir as emissões de GEE entre 59% e 67% em relação a 2005, conforme sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) na COP29. Em São Paulo, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, conforme o compromisso firmado na campanha Race to Zero, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o evento, os participantes poderão visitar as instalações da Escola Móvel de Economia Circular do Senai. Idealizada para promover a capacitação, o treinamento e a disseminação de conhecimento sobre o tema, a unidade aborda a temática com aula imersiva sobre os principais conceitos da economia circular, que propõe uma mudança de mentalidade ao repensar produtos e serviços, desde o projeto até a revisão de modelos de negócio.
A escola móvel também é uma oportunidade para envolver empresas no desenvolvimento de um futuro sustentável pautado pela Economia Circular, um conceito cada vez mais relevante e imprescindível atualmente.
O evento será na Escola Senai Luiz Pagliato, na avenida Itavuvu, 6.515, Jardim Santa Cecília, em Sorocaba. (Da Redação)