Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem doses

Clínicas de idosos enfrentam atraso na vacinação contra a gripe no município

10 de Abril de 2025 às 22:24
Instituições serão contempladas assim que a Central de Vacinas receber novas remessas
Instituições serão contempladas assim que a Central de Vacinas receber novas remessas (Crédito: ROSE ROSA / AGÊNCIA BRASIL)

A campanha de vacinação contra a gripe começou em Sorocaba, mas clínicas que cuidam de idosos ainda não conseguiram acesso às doses. O problema, segundo relatos de familiares e das próprias instituições, estaria na demora da liberação por parte da prefeitura. A situação preocupa, principalmente, por envolver pacientes acamados ou com mobilidade reduzida que não têm condições de se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Um morador de Sorocaba e filho de uma idosa internada em uma clínica da cidade, que preferiu não se identificar, relata que, em anos anteriores, a imunização era feita dentro da própria instituição. “Normalmente, a prefeitura libera a vacina para a clínica e a aplicação ocorre lá mesmo. Isso facilita muito, já que alguns idosos têm restrições de movimento”, explica.

Neste ano, no entanto, ele foi informado pela administração da unidade que estão enfrentando dificuldades. “Recebi uma mensagem da clínica informando que, neste ano, estão com problema para conseguir a liberação da vacina”, ressalta.

Ainda conforme ele, a clínica foi clara ao apontar que o obstáculo está na relação com a Vigilância Sanitária. “Infelizmente estamos com um problema com a Vigilância Sanitária a respeito das vacinas para a gripe. Tanto nós como algumas outras clínicas não estamos conseguindo a liberação perante a prefeitura”, teria dito a instituição a ele, por mensagem.

Clínica confirma

Procurada pelo Cruzeiro do Sul, a direção da clínica confirmou que a solicitação da vacina já foi feita, mas que ainda não houve liberação para retirada. “Tem um período certo que eles [se referindo à prefeitura] vão enviar para nós das clínicas. Já fizemos o pedido, só estamos aguardando liberarem para gente poder ir pegar”, afirma a equipe. “Isso não é só com a gente, mas com todas as casas de repouso.”

A clínica também esclareceu que o cronograma começa pelas UBSs e só depois contempla as instituições de longa permanência. “Primeiro vão para os postos de saúde, depois para as casas de repouso. Está sendo feito normalmente, mas tem o tempo deles.” (João Frizo - Programa de estágio)

 

Secretaria da Saúde organiza a entrega

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) confirma que a vacinação de idosos teve início na semana passada. Em nota, alega que já está em contato com as clínicas para organizar a entrega. “Estamos em contato via e-mail com as clínicas para a licença necessária e quantitativo para aplicação na unidade. Assim que a Central de Vacinas receber novas remessas, as instituições que cuidam de idosos serão devidamente contempladas.”

Enquanto isso, familiares seguem apreensivos. “Nossa experiência com a clínica é ótima. O problema não é com eles, é com a prefeitura, que não está liberando a vacina. Sabemos o quanto a gripe pode ser perigosa para um idoso, especialmente aqueles com saúde fragilizada”, alerta o munícipe.

O caso expõe um gargalo recorrente nas campanhas de vacinação em instituições: a falta de uma logística clara e de previsibilidade no repasse das doses. (J.F.)