Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 10 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição

Itu terá Queima do Judas ao meio-dia de domingo

16 de Abril de 2025 às 22:34
Tradição cultural e religiosa ocorre no centro da cidade
Tradição cultural e religiosa ocorre no centro da cidade (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. ITU)

A Estância Turística de Itu deve receber ao longo do feriado cerca de 30 mil visitantes. Além dos atrativos permanentes, como os campings, fazendas, parques do Varvito e Exageros e o Centro Histórico, outras atividades ocorrem no município.

O Domingo de Páscoa em Itu é marcado, há mais de 140 anos, pela tradicional Queima do Judas (anteriormente conhecida como Estouro do Judas). Será às 12h, na praça Padre Miguel (Matriz). Dois grandes bonecos representam Judas e o capeta, e serão detonados com fogos de artifício.

Por determinação de Lei Estadual 17.389/2021, o formato original foi adaptado com o uso de fogos de estampido, com emissão sonora dentro das regras legais. Mesmo sem as bombas antigas, a área do evento continua sendo cercada para garantir a segurança do público, mantendo uma distância segura. A celebração será precedida pela presença do Bloco do R, reunindo moradores e turistas em torno da tradição. (Vanessa Ferranti)