Serviço
Prazo para regularizar título de eleitor vai até 19 de maio

O prazo para regularização do título de eleitor para aqueles que não votaram nas três últimas eleições (incluindo 1º e 2º turnos) termina em 19 de maio. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Em Sorocaba, por exemplo, mais de 22.500 eleitores estão nesta situação, conforme o chefe da 343ª Zona Eleitoral, João Lima. A procura, até o momento, conforme ele, está baixa.
Para regularizar a situação, basta comparecer ao cartório eleitoral, acessar o autoatendimento nos sites da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Para tanto, é necessário os seguintes documentos: identidade com foto; título de eleitor ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais e comprovante de dispensa ou de recolhimento das multas.
O TRE informa ainda que, para regularizar o título, é preciso pagar as multas que foram fixadas em R$ 3,51 por turno. Cada turno é considerado uma eleição. Se o eleitor perder o prazo de 19 de maio terá o título cancelado.
Um título de eleitor desatualizado pode resultar em uma série de inconvenientes, em casos como os de emissão de passaportes, regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ao realizar matrículas em instituições públicas de ensino ou tomar posse em cargos públicos. (Da Redação)