Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 7 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Fiés se emocionam em missa em intenção ao Papa Francisco na Catedral

Papa morreu hoje (21), no início da manhã, após lutar contra uma doença pulmonar crônica

21 de Abril de 2025 às 21:06
Fiéis se reuniram para a missa das 12h que homenageou o Papa Francisco
Fiéis se reuniram para a missa das 12h que homenageou o Papa Francisco (Crédito: Daniel Gouveia)

Fiéis sorocabanos estavam emocionados na missa em intenção ao papa Francisco no início da tarde desta segunda-feira (21), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba. Em sua mensagem, o arcebispo dom Julio Endi Akamine disse que “a primeira coisa que a gente deve fazer diante deste acontecimento, do falecimento do papa Francisco, é a oração”. Francisco, o primeiro papa latino-americano, morreu hoje, aos 88 anos, após mais de uma década de um pontificado muito popular entre os fiéis. A saúde do jesuíta argentino, líder da Igreja Católica desde 2013, estava frágil há vários meses.

Ele ficou internado por 38 dias devido a uma grave pneumonia, até 23 de março. Debilitado, participou no domingo da celebração de Páscoa no Vaticano. Das Filipinas aos Estados Unidos, da Alemanha à África do Sul, passando por Brasil, Irã, Rússia, Líbano, Israel e a Autoridade Palestina, líderes de todo o mundo prestaram homenagem a Francisco. Na noite de segunda, milhares de fiéis, alguns com flores e velas, se reuniram em oração na Praça São Pedro, no Vaticano.

Em Sorocaba, na missa de meio-dia, durante a homilia, dom Julio falou ainda da trajetória do pontífice: “um dos legados que o papa deixou foi a opção pelos pobres, não uma opção política, não. O papa Francisco testemunhou isso de maneira muito concreta. O cuidado para com os pobres parte da nossa amizade pessoal com eles. Ele incentivou os bispos, principalmente a estreitar com os mais pobres as relações de amizades concretas. O cardeal Cláudio Hummes quando cumprimentou o papa quando de sua escolha para dirigir a Igreja Católica, em 2013, falou para ele: "Não se esqueça dos pobres'. E, aí, ele escolheu o nome de Francisco. Baseado no Evangelho, porque Jesus foi aquele que era pobre em meio aos pobres. O mais pobre de todos, era Jesus”, enfatizou dom Julio.

Fiéis falam

Os fiéis, emocionados, sentem a morte do pontífice. "A igreja vinha rezando pela saúde do papa e, agora, nessa partida, a gente coloca em oração ao Espírito Santo para que conduza mais uma vez e leve a santa igreja nesse pastoreio, na esperança do novo pastor", disse Júlia Thomé Ribeiro, de 41 anos, funcionária pública.

A dona de casa Alete Fernandes Amorin, de 69 anos, disse que a notícia foi um choque: "O santo padre, o papa Francisco, era um pai. Eu senti muito a morte dele. Estamos nos sentindo sem pai. Até que Deus providencie outro, vamos sentir muito a falta dele. Ele era uma pessoa maravilhosa, que ele rogue por nós e rogue para que venha uma pessoa tão boa e generosa como ele principalmente para com os pobres", disse.

A aposentada Sonia Mara Matheus, de 70 anos, disse que Francisco foi "uma pessoa muito caridosa, que pensava na paz, na união de todo mundo, para ele não tinha distinção de raça, de cor. Ele adorava o povo e fazia de tudo pelo bem estar de todos, principalmente dos mais pobres”.

Passagem pelo Brasil

O papa Francisco, primeiro a escolher o nome, símbolo de humildade, assumiu a direção da Igreja Católica Apostólica Romana no dia 19 de março de 2013. No mesmo ano em que aconteceu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.

Sua primeira viagem internacional foi para o evento católico, que reuniu jovens do mundo inteiro. Realizada no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de julho de 2013, o tema foi “Ide e fazei discípulos entre as nações”, dividido em três subtemas, um por dia. O primeiro foi “Sede de esperança, sede de Deus” o segundo foi “Ser discípulo de Cristo” e o terceiro “Ser missionários: Ide”.

Marcando como seria todo o seu pontífice, o papa escolheu se hospedar na residência Assunção, no Centro de Estudos de Sumaré, numa suíte de 45 metros quadrados, simples, com cama de solteiro, igual a de todos os outros cardeais.

Durante a estadia no Brasil, o papa visitou a Favela da Varginha, o Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus e celebrou missas em Copacabana. Além disto, também visitou o Santuário Nacional de Aparecida.

O pontífice morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Argentino, o primeiro papa latino- americano, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936 e sofria de uma doença pulmonar crônica que o havia deixado internado entre fevereiro e março.

Galeria

Confira a galeria de fotos