Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 4 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

Sorocabanos que estão no Vaticano relatam o clima após morte do Papa

A esteticista Luiza Gibim e o seu noivo estavam na Basílica de São Pedro no momento em que o óbito do Pontífice foi anunciado

22 de Abril de 2025 às 13:50
A bandeira a meio-mastro simboliza um momento de luto
A bandeira a meio-mastro simboliza um momento de luto (Crédito: Arquivo Pessoal)

A esteticista Luiza Gibim, de 27 anos, e o seu noivo Gabriel Guerrero, de 26 anos, estavam no Vaticano no momento em que a morte do papa Francisco foi anunciada, na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com eles, por volta das 10h aproximadamente, os sinos da Basílica de São Marcos tocaram anunciando o óbito do Pontífice. Deste momento em diante, o luto tomou conta da cidade. 

"O toque do sino foi diferente, mais lento, transmitia uma energia singular. Era um sentimento estranho, mas ninguém entendia muito bem o que estava acontecendo, inclusive, nós. Na verdade, só fomos entender quando olhamos as redes sociais e encontramos a notícia do falecimento do papa Francisco", relata a esteticista. 

Luiza e seu noivo chegaram ao continente europeu a passeio no domingo (20) e a primeira parada foi no Vaticano. Ela descreve o momento como ambíguo. Era a primeira vez que o casal visitava o país e foi marcado com a notícia triste da morte do Pontífice. Após o tocar do sino, as lojas e museus foram fechados. O único lugar aberto era a Basílica de São Pedro.

"Foi um momento muito marcante. O lugar é lindo, emocionante, e somou com o sentimento de luto. A cidade toda se recolheu no silêncio. Nesta semana comemora-se o aniversário de Roma, porém, em razão da morte do papa, muitos eventos e desfiles foram cancelados", conta Luiza. "Ate mesmo as bandeiras da cidades estão a meio-mastro".

De acordo com Gabriel, é visível e perceptível o luto da cidade. A intenção do casal era assistir a missa na quarta-feira (23), normalmente presidida pelo papa Francisco. Contudo, agora, eles participaram do translado do corpo do Pontífice até a Basílica de São Pedro.

"Nós queremos prestar a última homenagem e agradecer. O papa Francisco sempre falou de amor, um exemplo para toda a igreja, e nós queremos nos despedir de uma maneira adequada", finaliza Luiza. 

Galeria

Confira a galeria de fotos