Imunização
Sorocaba amplia grupo apto a receber a vacina contra a gripe
A partir desta quarta-feira (23), além de idosos, crianças e gestantes, outros públicos poderão se imunizar; confira a lista completa

A campanha de vacinação contra a gripe em Sorocaba será ampliada a partir desta quarta-feira (23). Além dos idosos, crianças e gestantes, agora mais de 15 grupos poderão receber a dose anual que protege contra o vírus influenza. A imunização acontece nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O horário é o mesmo já praticado em cada local.
Para receber a vacina é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. As crianças precisam estar acompanhadas de um responsável.
Grupo prioritário em Sorocaba
° Puérperas
° Povos indígenas
° Povos e comunidades tradicionais quilombolas
° Pessoas em situação de rua
° Profissionais da Saúde
° Professores e profissionais da Educação (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior de caráter público e privado)
° Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais)
° Profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica)
° Pessoas com deficiência permanente
° Caminhoneiros
° Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano
° Trabalhadores portuários;
° Trabalhadores dos correios
° População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
° Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis
Calendário permanente
Diferente de anos anteriores, em 2025 a campanha de vacinação contra a gripe passou a fazer parte do esquema de imunização do Sistema Único de Saúde (SES) de forma permantente. Ou seja, a proteção vai ficar disponível ao longo do ano para a população. A dose é liberada de acordo com o quantitativo de cada município.
Para os demais grupos, como os profissionais de saúde, professores e pessoas com doenças crônicas, a aplicação vacina contra a influenza tem estratégias especiais.
Proteção
A vacina contra influenza de 2025, disponível no Sistema Único de Saúde (SES), contem as cepas H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Conforme o Ministério da Saúde, o imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.