Mão de obra
Supermercados têm milhares de oportunidades de emprego

A contratação também é um desafio para o setor supermercadista. Um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que atualmente há quase duas mil vagas abertas nesse segmento na região de Sorocaba e 34,5 mil em todo o Estado de São Paulo.
Os postos vagos se concentram principalmente nas seguintes ocupações: operador de caixa, repositor, açougueiro, operador de frios e laticínios, empacotador, operador de hortifrúti, padeiro, estoquista, fiscal de caixa e confeiteiro. Segundo a entidade, essa defasagem já é percebida pelos consumidores, que relatam grandes filas e setores desfalcados nos supermercados.
Para minimizar o problema, a Apas afirma que o setor tem investido na capacitação de colaboradores, o que permite a contratação de profissionais sem experiência na área. “Nós estamos buscando uma conexão com bancos de dados de prefeituras e programas sociais, para possibilitar a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Os supermercados oferecem oportunidades em diversas áreas, como açougue, padaria, hortifrúti e reposição, muitas vezes não necessitando de conhecimento prévio para exercer a função”, afirma Erlon Ortega, presidente da Apas.
Ainda segundo a associação, a reinserção de profissionais com mais de 50 anos também tem se mostrado uma tendência crescente no setor, assim como a flexibilização do modelo de trabalho — fator considerado essencial para atrair os mais jovens. “A Apas vê na possibilidade de jornadas mais adaptáveis às necessidades individuais um diferencial importante para garantir a retenção e a ampliação da força de trabalho no setor”, destaca a entidade. (V.F.)