Previsão
Estado de São Paulo tem alerta para tempestades pontuais na segunda-feira (28)
Na região de Sorocaba há risco de chuvas, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de risco para tempestades pontuais em todo o Estado de São Paulo na segunda-feira (28). O aviso foi publicado na tarde deste domingo (27).
Conforme o órgão estadual, os fenômenos meteorológicos podem ser seguidos de raios, ventos fortes e granizo. Nesta semana todo o Estado esteve sob uma frente fria, quando houve queda de temperatura e chuva.
Os acumulados significativos estão previstos, principalmente na Região Metropolitana da Capital e no Litoral Norte. Nestes locais, a chuva virá na forma de temporais generalizados, a partir do período da tarde. Na demais regiões do estado, como a de Sorocaba, também haverá risco de ocorrência de temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados. Contudo, não são descartados transtornos, como queda de árvores e alagamentos. O detalhamento é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Diante do prognóstico, a Defesa Civil orienta que a população fique atenta quanto aos alertas enviados pelo celular. Um deles chega pelo SMS para os aparelhos cadastrados no 40199. Em situações mais extremas, independente se o morador tiver ou não feito o cadastro anteriormente, recebe o aviso via Cell Broadcast.
Em situação de emergência, os números 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar) podem ser acionados.
Confira as medidas de segurança:
- Raios e granizos: nunca fique em campos abertos ou perto de árvores, por são alvos fáceis para descargas elétricas
- Vento forte: procure abrigo em edificações. Jamais se esconda em baixo de árvores e estruturas metálicas frágeis, pois elas podem sofrer avarias e até mesmo cair
- Áreas alagadas: não circular em locais com acúmulo de água pois buracos ou bueiros podem ter sido abertos, além da possibilidade de enxurradas que arrastam pessoas com uma lâmina de apenas 15 cm e carros são levados com 30 cm de água
Mais fresco
Ainda segundo os meteorologistas da Defesa Civil, a partir de terça-feira (29), uma massa de ar seco afastará as chuvas da região e provocará a diminuição das temperaturas. Na previsão elaborada pelo Climatempo, as mínimas ficam entre 13°C e 14°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 24°C.