Região
Quarto fugitivo da Penitenciária de Itapetininga é recapturado
Informação foi confirmada pela Polícia Penal do Estado de São Paulo

A Polícia Penal do Estado de São Paulo confirmou que o quarto fugitivo da Penitenciária I de Itapetininga foi recapturado. Detalhes da prisão, como data e local, ainda não foram esclarecidos. A fuga aconteceu no dia 12 de março e, desde então, oficiais da força de segurança trabalhavam para localizá-los.
Os demais detentos foram capturados cinco dias após a fuga, no dia 17 de março. Um dos homens, de 45 anos, estava próximo ao terminal rodoviário de Itapetininga quando foi avistado por policiais militares. Na abordagem, um simulacro de arma de fogo, que teria sido utilizado durante roubos em estabelecimentos comerciais da cidade, foi encontrado.
A outra prisão aconteceu em Jundiaí, no bairro Santa Gertrudes. Já a terceira, em Cosmópolis, na Região Metropolitana de Campinas. Todas as ocorrências foram registradas como captura de procurado, e os detidos foram reconduzidos à unidade prisional,
Segundo informações da Polícia Penal, os indivíduos cumpriam penas na Ala de Regime Semiaberto da Penitenciária I de Itapetininga. Na época, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que, neste modelo de regime, os detentos possuíam acesso ao ambiente externo para trabalhar ou estudar, além de saídas temporárias com a devida autorização judicial. No entanto, até o momento, não há informações de como foi realizada a fuga.
Agora, por terem infringido a Lei de Execução Penal, os custodiados foram regredidos ao regime fechado por determinação do Poder Judiciário.