Saúde
Mais três mortes por dengue são registradas

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, composto por 33 municípios, confirmou mais três mortes por dengue neste mês. Os óbitos ocorreram em Itu, Tietê e São Roque. Até o momento, são 18 no total. Os números estão descritos no Painel de Arboviroses do Governo do Estado.
Em Itu, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a morte ocorreu em 1º de abril. É a quinta cidade. A vítima fatal é uma mulher de 84 anos que tinha comorbidades. Outra vítima na região também é mulher. Com 33 anos, a moradora de São Roque morreu em 16 de março, mas o resultado só foi liberado pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 4 deste mês. Já em Tietê, a prefeitura divulgou o boletim epidemiológico, em 17 de abril, em seu site oficial. Na ocasião, foi informado que houve o primeiro óbito. O Cruzeiro do Sul questionou o Poder Público, mas não obteve retorno.
Casos
Em todo o GVE, até ontem (22) eram 21.304 casos confirmados. Outros 6,6 mil estão em investigação. Somente em Itu são 4.186 positivados, seguido de São Roque com 404 e Tietê com 179. Já em Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) informa que há 7.935 casos confirmados, sendo 7.888 autóctones (quando adquirido no município), 40 importados e sete indeterminados.
Em relação às mortes, há seis confirmadas — duas em unidade pública, três em leitos privados e um em domicílio — e 12 em investigações. Dos óbitos suspeitos, dois deles passaram a integrar o boletim ontem. Todas estão sob averiguação do Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Conforme a SES, as novas mortes suspeitas se referem a duas pessoas de 66 anos que perderam a vida na segunda-feira (14) passada. A mulher tinha comorbidades e faleceu em unidade de saúde pública, assim como o homem, que não apresentava doenças pré-existentes.