Sorocaba voltará a ter radares semafóricos em 15 cruzamentos
Conforme a Urbes, a reativação dos radares visa coibir o avanço do sinal vermelho, infração gravíssima de trânsito. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/8/2020)
Quinze cruzamentos de Sorocaba estão recebendo radares que flagram veículos que furam o sinal vermelho.
De acordo com a Urbes -- Trânsito e Transportes, empresa pública que gerencia o trânsito na cidade, a data de início do funcionamento será divulgada em “momento oportuno” e será precedida de divulgação por parte do poder público municipal.
Conforme a Urbes, a reativação desses radares, que funcionaram na cidade entre 2012 e 2018, visa coibir o avanço do sinal vermelho, o que, além de ser infração gravíssima, coloca vidas de outras pessoas em risco.
Dessa forma, os novos radares estão sendo instalados pela empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda.
Radares de velocidade
De acordo com a Urbes, o valor total do contrato é de R$ 2,7 milhões por 24 meses de serviço prestado, e, além dos pontos de avanço semafóricos, contempla mais 160 pontos de radares de velocidade.
Além disso, a Urbes destaca que a empresa contratada não será remunerada com percentual das multas aplicadas, como ocorre em alguns municípios do País.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é infração gravíssima (sete pontos na carteira) e prevê multa de R$ 293,47.
Os radares serão instalados nos seguintes pontos de cruzamentos: avenida Dom Aguirre com rua Coronel Cavalheiros; avenida Washington Luiz com avenida Barão de Tatuí; avenida Juvenal de Campos e Praça Dom Tadeu Strunck; avenida Edward Fru Fru Marciano da Silva e rua Atanázio Soares; avenida Antônio Carlos Comitre e rua Frederico Júlio; rua Souza Pereira e rua Dr. Álvaro Soares; avenida Dom Aguirre e rua Pedro Álvares Cabral; avenida Angélica e rua Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa; avenida Dr. Afonso Vergueiro e rua Humberto de Campos; avenida Dr. Armando Pannunzio e avenida Américo de Carvalho; avenida Ipanema e Adolfo Frederico Schleifer; e avenida Dr. Afonso Vergueiro e rua Miranda Azevedo.
Onda verde
Questionada sobre investimentos para a implantação de uma “onda verde”, como é chamada a coordenação semafórica que visa dar mais fluidez no trânsito em determinados horários, a Urbes informou, portanto, que oito vias da cidade já possuem esse sistema.
A empresa pública de trânsito detalha que, por exemplo, em uma rede com onda verde, a avenida tem a prioridade, sendo na maioria dos casos o corredor.
Assim sendo, quando o motorista sai de uma transversal, ele tem a passagem restrita na avenida, mas após isso ele faz parte do corredor e acaba conseguindo pegar a “onda v,erde”.
Semáforos inteligentes
Por isso, a Urbes acrescenta que a maior parte dos conjuntos semafóricos da cidade são “inteligentes e interligados” por fibra ótica e operados por Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, que fica na rua Chile, no bairro Barcelona.
De acordo com a empresa pública, a “onda verde” já está em vigor nas avenidas São Paulo, Antonio Carlos Comitre, Washington Luiz, Itavuvu, Ipanema, Gal. Carneiro, Dom Aguirre e Afonso Vergueiro.
Os horários e sentidos da “onda” nessas vias está disponível no site www.urbes.com.br/onda-verde. (Felipe Shikama)