Cruzeirinho
Da represa até a nossa torneira, o longo caminho percorrido pela água
Dia Mundial da Água, que será celebrado na terça (22), destaca a importância desse recurso natural para a sobrevivência humana

Não tem cheiro, não tem gosto e nem cor, mas é indispensável para a vida na Terra. Já sabe sobre o que estamos falando? Se você pensou na água, acertou na mosca. Sabia que todos os seres vivos possuem água em sua composição? A maior parte do planeta e do nosso corpo é formada por água. No caso dos seres humanos, esse percentual chega a 70%. Para destacar a importância desse recurso natural para a nossa sobrevivência, foi criado o Dia Mundial da Água, celebrado na terça-feira, 22 de março.
Mas você sabe de onde vem a água que sai da torneira das casas de Sorocaba? Para responder essa pergunta, o Cruzeirinho acompanhou uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, responsável por abastecer 85% da cidade. A ETA Cerrado trata, em média, 2.200 litros de água por segundo. Incrível, né? Mas a história começa na represa de Itupararanga, que fica em Votorantim e funciona como a “caixa d’água” de Sorocaba. A cidade também é abastecida pelas represas Ipaneminha e Pirajú e por 16 poços artesianos.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba é responsável por conduzir a água captada nos mananciais até as três estações de tratamento da cidade, a ETA Cerrado, ETA Éden e ETA Vitória Régia. Quem explicou o caminho da água ao Cruzeirinho foi o biólogo do Saae Luiz Augusto de Assumpção, que também é responsável pela educação ambiental da autarquia. Segundo ele, tudo começa com a captação de água das represas, que por meio de grandes tubulações chegam até as estações de tratamento, onde a água é tratada. Na cidade, existem mais de 1.800 km de tubulações de água tratada, o equivalente a distância entre São Paulo e Salvador.
Na ETA, a água passa pelo processo de limpeza para tirar as impurezas, seguindo seis etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Depois de tratada, a água segue para os reservatórios, onde é armazenada para depois ser distribuída para a nossa população. Mas o que acontece com a água depois que usamos? Uma parte dela vai estar suja e vira esgoto, que é coletado e tratado pelo Saae Sorocaba antes de retornar ao rio Sorocaba, que segue seu curso até chegar ao rio Tietê. Na cidade, 99,5% do esgoto coletado é tratado, contribuindo com o meio ambiente.

Um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Talentos Internacional visitou a ETA Cerrado para conhecer todo o processo. Durante a visita, as crianças, acompanhadas da professora Karen dos Santos Quevency, viram de perto a sala operacional, os laboratórios onde são feitas as análises da água e a mesa de comando dos filtros. A parte preferida do Rhaul Lorenzo Santos Guarniori, de 10 anos, foi conhecer o espaço, principalmente o laboratório de qualidade. “Achei interessante saber os processos de tratamento de água”. A Domitila Boticha Dias Prestes, de 10 anos, ficou encantada com o passeio. “Eu não sabia que tinham tantos processos. Pensei que era mais fácil. Foi muito divertido”, conta ao dizer que é importante economizar água.

É preciso economizar!
Você sabia que um sorocabano consome em média 200 litros de água por dia? O consumo de água per capita na cidade está acima da média nacional, que é de 180 litros. Isso mostra que é preciso economizar. Até porque, apesar de 70% da superfície do planeta ser coberta por água, apenas 2,5% desse total é de água doce. E tem mais: menos de 1% da água doce disponível no planeta é própria para o consumo humano. O biólogo destaca ainda que estamos vivendo uma crise hídrica sem precedentes.

Nos últimos meses, Sorocaba passa por racionamento de água para evitar a falta de água para a população. “A represa de Itupararanga está com 45% do seu volume útil. Nessa época, era para estar bem acima. O caminho da água não é tão simples. Por isso é importante poupá-la”, destaca o biólogo ao dar dicas de como economizar água. Entre essas dicas, ele destaca ser preciso escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir o tempo no banho e reutilizar a água da máquina. E você, economiza água?
Dia do Rio Sorocaba
E olha que interessante, sabia que no Dia Mundial da Água também é celebrado o Dia do Rio Sorocaba? Veja a página 7 e saiba um pouco mais sobre esse rio tão importante para a nossa cidade. (Jéssica Nascimento)
Pegada hídrica
Você sabe quanta água existe ou é utilizada na produção de alimentos que consumimos no dia a dia? Esse índice recebe o nome de “pegada hídrica”.
1 litro de água engarrafada - 5 litros de água
1 maçã - 70 litros
1 copo de suco de laranja - 170 litros de água
1 pão de forma - 960 litros de água
1 dúzia de ovos - 2.400 litros de água
1 kg de carne bovina - 15.500 litros de água
Fonte: waterfootprint.org
Galeria
Confira a galeria de fotos