Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 3 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Choró-boi

12 de Junho de 2022 às 00:01
Por seus olhos vermelhos, este pássaro também é conhecido como
Por seus olhos vermelhos, este pássaro também é conhecido como "olho-de-fogo". (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIM / COAVES)

Nome popular: Choró-boi
Nome científico: Taraba major (Vieillot, 1816)

O choró-boi chama a atenção pelos seus belos olhos vermelhos e, por isso, também é conhecido como “olho-de-fogo”.

Os machos são negros na parte de cima, com o ventre (barriga e peito) branco, cabeça e cauda negras e com barras brancas nas asas e na parte inferior da cauda. Já, as fêmeas são avermelhadas nas partes superiores, mas não possuem as bolinhas que estão presentes nos machos. Apesar das diferenças de cores, ambos apresentam duas características singulares: o elegante topete e o vermelho vibrante dos olhos. Medem, aproximadamente, 20 centímetros.

Essa ave tem o bico adaptado para uma alimentação bastante variada e possui um papel importante para o controle de alguns animais, como insetos, lagartos e caramujos, que estão presentes em sua dieta.

Possui um canto potente, com assovios claros, limpos e bem ritmados, e um repertório com até seis cantos diferentes. O mais popular é: “tó...tó...tó...tó...tó...tó...tó ...tó...tó...tó...nhééé” (acelerando as notas na medida em que se aproxima do final do canto, parecendo que vai “explodir”). Já, quando sente que seu território está ameaçado, emite um som grave, como se estivesse bravo, para intimidar e afastar os invasores.

São comuns nos extratos mais baixos de matas ciliares, cerradões e matas secas (estão quase sempre pelo chão ou empoleirados em galhos baixos), e podem ser encontrados, ainda, em quintais, jardins e praças das cidades. Seus pés e coxas são fortalecidos para saltitar no solo ou se pendurar nas árvores.

Inicia o período de reprodução em julho, que pode durar até o mês de dezembro. O casal constrói o ninho com fibras de raízes, em formato de uma bolsa, para que seus filhotes fiquem escondidos de possíveis predadores. A fêmea põe dois ovos, que são da cor bege, com manchinhas marrom e lilás. O macho ajuda a chocar e, posteriormente, quando os filhotes nascem, os pais os alimentam até que possam voar e alimentar-se sozinhos.

Faça a sua parte

Apesar da ampla distribuição dos chorós-boi, as matas estão cada vez mais fragmentadas, o que dificulta a sobrevivência da espécie. Por isso, vamos ajudar a preservar as matas e os cerrados para que ele fique protegido e viva com tranquilidade na natureza.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)