Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Um mamífero chamado peixe-boi

08 de Junho de 2024 às 22:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
O peixe-boi pode pesar mais de 300 quilos e ultrapassar os 2 metros de comprimento
O peixe-boi pode pesar mais de 300 quilos e ultrapassar os 2 metros de comprimento (Crédito: PIXABAY.COM)

A coluna vai falar hoje de um animal grande e que, apesar de viver na água e ter nome de peixe, é mamífero. Estamos falando do peixe-boi, um símbolo da Amazônia brasileira. Podendo ultrapassar 300 quilos e medir mais de 2 metros, esse animal, apesar do tamanho, tem temperamento dócil, o que facilita sua captura por caçadores.

Segundo a Ong WWF, existem quatro espécies de peixe-boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, aqui no Brasil, mais especificamente na Amazônia. O portal nos conta também que a espécie era encontrada em toda a bacia dos rios Amazonas e Orinoco, chegando à Venezuela e Colômbia. “No entanto, esses animais despertam o interesse de caçadores por sua carne farta e seu óleo. A caça ao longo dos anos diminuiu consideravelmente sua população”, completa o texto.

Esse simpático animal é encontrado também na Guatemala, país que fica na América Central. E, por lá, a situação é ainda mais crítica para eles. Segundo ambientalistas, o país conta com apenas 60 exemplares de peixe-boi, número que chegava a 150 animais há menos de 20 anos. Para tentar reverter a situação, no final de maio foi lançado por lá um programa de preservação do peixe-boi. Eles citam que, além da caça ilegal, o animal também é atingido pela poluição das águas e consequente redução de alimentos.

Mesmo com esse tamanho todo, é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta apenas de plantas. Ele passa boa parte da vida comendo e em um único dia pode consumir até 10% de seu peso em plantas. E quando não está comendo, ele está dormindo. A gestação de filhotinhos leva em torno de 12 meses e eles podem viver até 60 anos.