Que planta é essa
Tamareira

Nome científico: Phoenix dactylifera
Família: Arecaceae
Já ouviu o ditado “quem planta tâmaras não colhe tâmaras”? Ele significa que, antigamente, acreditava-se que quem plantasse essa espécie de palmeira, chamada tamareira, muitas vezes não viveria para ver os seus frutos, porque ela demoraria muito para dar tâmaras, podendo levar até 100 anos.
As tamareiras são palmeiras muito altas, que chegam a mais de 20 metros de altura! Os seus frutos, as tâmaras, crescem em cachos e são muito doces e nutritivos. Por serem uma boa fonte de alimento em lugares secos e quentes, como regiões do Oriente Médio e Norte da África, as tâmaras já ajudaram muitos povos ao longo da história.
Hoje em dia, as tamareiras são cultivadas em muitos lugares, tanto pelos seus frutos quanto pela sua beleza. Graças aos avanços nas técnicas de cultivo, elas produzem frutos muito mais cedo, mas o ditado ainda nos ensina algo importante: às vezes, fazemos coisas hoje que só vão trazer benefícios no futuro para as próximas gerações.
Um exemplo disso aconteceu recentemente em Sorocaba. Duas tamareiras muito antigas, plantadas há mais de 100 anos em um bairro da cidade, precisavam ser removidas para a construção de um novo prédio. Mas, em vez de cortá-las, elas foram levadas para o Jardim Botânico porque eram muito grandes e tinham valor histórico.
Mover uma palmeira desse tamanho é um trabalho difícil e demorado. É preciso preparar o solo, cuidar bem das raízes e transportá-las com máquinas grandes e uma equipe especializada. Demora-se mais de 40 dias para fazer todo o processo! Mas vale a pena, porque, ao preservar essas plantas, estamos protegendo a natureza e a história da nossa cidade.
Quer conhecer essas tamareiras centenárias? Visite o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Ele funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
O Jardim Botânico de Sorocaba fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações.
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita
Fonte: Camila Paula Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba
Galeria
Confira a galeria de fotos